Mobilização de Sem Terra impede leilão de parte de um assentamento no Paraná

O assentamento criado pelo Incra em 1999 é formado por 208 famílias que há quase 20 anos possuem o contrato de concessão de suas terras
IMG-20180209-WA0056.jpg
Famílias mobilizadas em frente ao Fórum de União da Vitória – Divulgação/MST

 

Da Página do MST 

Na última sexta-feira (9) cerca de 300 Sem Terra concentraram-se em frente ao Fórum de União da Vitória, na região sul do Paraná, em protesto contra o leilão de uma área de 61 alqueires, localizada no assentamento 12 de abril no município de Bituruna.

A área foi destinada a leilão para quitar dívidas que o grupo empresarial J. Betega, detentor de parte do terreno,  possui com o governo do Estado do Paraná.

“Antes de ontem recebemos a notícia de que nossas terras estavam sendo leiloadas. Nós nos reunimos e viemos aqui lutar, se ficarmos de braços cruzados, vão leiloar outros assentamentos, nosso dever é vir aqui batalhar pelo que é nosso de direito”, disse o assentado Dirceu Mendes.

IMG-20180209-WA0055.jpg
Reunião com o Incra – Divulgação/MST

A mobilização funcionou, já que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Paraná (Incra), suspendeu leilão e convocou as partes envolvidas para uma reunião a fim de resolver o empasse. 

O assentamento criado pelo Incra em 1999 é formado por 208 famílias que há quase 20 anos possuem o contrato de concessão de suas terras. No local são produzidos alimentos que  tem um papel significativo na economia da região.

Ainda assim, as famílias Sem Terra e os apoiadores da região seguem mobilizados para evitar que em Bituruna aconteça mais um trágico despejo de uma comunidade já consolidada, a exemplo do ocorrido no município de Pinhão, vizinho a Bituruna, em dezembro do ano passado.