No ES, curso de formação qualifica atuação de Sem Terras nas áreas de Reforma Agrária

Para Fátima Ribeiro do Setor de Formação do MST “a formação política ideológica é o grande suporte para a firmeza e garantia de multiplicação de qualidades dos militantes que estão em todas as frentes de batalhas”
WhatsApp Image 2018-02-05 at 12.08.26 (2).jpeg
Divulgação/MST

 

Por Mariana Motta
Da Página do MST 

 

Cerca de 40 trabalhadores rurais Sem Terra participaram do curso formação de coordenadores da Regional Índio Galdino no norte do Espirito Santo. O curso aconteceu no acampamento Egídio Brunetto em Linhares entre os dias 2 e 3 de fevereiro.

A atividade cumpriu o papel de formar a militância para que possam contribuir com maior qualidade na luta pela terra e pela transformação social. Outro propósito do curso é contribuir com a militância no trabalho de base com as novas famílias que chegam aos acampamentos.

Para Fátima Ribeiro do Setor de Formação do MST “a formação política ideológica é o grande suporte para a firmeza  e garantia de multiplicação de qualidades dos militantes que estão em todas as frentes de batalhas”.

A militante acrescenta ainda que “No momento pelo qual o Brasil está vivendo, que para manter o sistema capitalista, com o golpe, buscando um neoliberalismo mais radical para se manter a concentração das riquezas, dos recursos naturais, da exploração da força de trabalho e a destruição do patrimônio nacional, numa busca desenfreada da eliminação dos direitos conquistados com suor e lágrimas, além de perdas humanas da destruição do Estado democrático de direitos.”

WhatsApp Image 2018-02-05 at 12.08.22.jpeg
Divulgação/MST

“Diante de todo esse quadro tão avassalador, compete as organizações da classe trabalhadora, a formação política ideológica, o trabalho de base e a resistência popular. A formação se faz presente como potência das forças humanas para avançar em direção as lutas de resistência e da manutenção dos direitos conquistados.” Afirma Fátima Ribeiro.

No curso foram abordados temas em preparação para a Jornada Nacional de Luta da Mulheres que acontece em março, além do estudo sobre a conjuntura política. Diversos outros temas serão estudados nas outras etapas do curso de formação, que acontecerá nos dias 23 e 24 de março no Assentamento Vale da Esperança em Santa Tereza. 

A formação política da militância é um elemento muito importante para movimento, assim se tem maiores condições de lutar contra todas as injustiças, entendendo melhor nossa tarefa.