Visita ao MST afirma Minas Gerais como base de resistência para eleição de Lula

O ato político por democracia e contra a retirada de direitos contou com a participação de cerca de 2 mil Sem Terra, além de autoridades e apoiadores.

Geanini Hackbardt.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação MST/MG
Da Página do MST

 

O ex-presidente Lula e o governador Fernando Pimentel visitaram, na manhã desta quarta-feira (21), o Acampamento Maria da Conceição, em Itatiaiuçu, Minas Gerais. O ato político por democracia e contra a retirada de direitos contou com a participação de cerca de 2 mil Sem Terra, além de autoridades e apoiadores da região metropolitana de Belo Horizonte.

Artistas, como Titane e João das Neves, também estiveram presentes. Flávio Renegado e Manu Dias iniciaram as atividades com o animado Samba da Vera. Pereira da Viola abriu o ato com o hino nacional tocado na viola e Aline Calixto se encarregou de trazer o presidente ao palco.

“Eleições sem Lula não é só fraude, é uma afronta a tudo que nós construímos nos últimos anos. Por isso, a gente vai lutar, por que é isso que a gente melhor sabe fazer. Até o fim!”, disse a cantora.

xx (1 de 2).jpg

 

Lula fez uma breve caminhada entre a rua dos coqueiros e a rua beija-flor e passou pela horta agroecológica, que abastece de verduras o Armazém do Campo, loja do MST em Belo Horizonte. Na avenida principal do acampamento, a 8 de março, foi instalado um palco para receber os convidados. Ali, ele iniciou seu discurso ironizando o processo de criminalização e o impedimento judicial à sua candidatura.

“Eu pensei que os empresários iam fazer uma estátua de ouro pra mim. Por que eles nunca fizeram tanto dinheiro como no meu governo. Trabalhadores ganharam, empresários ganharam. Todos ganharam!”, enfatizou. “O que aconteceu de fato é que eles pensaram: se esse Lula voltar, com esses movimentos populares, ele vai se meter a besta e vai querer que os pobres subam mais um degrau neste país. Colocar filha de camponês na universidade!”.

xx (2 de 2).jpg

Ao se referir aos acampados do Maria da Conceição ele pegou nas mãos de Mirinha Muniz, uma das coordenadoras, e disse: “tenho consciência que somente um presidente que tem o apoio do movimento social tem condições de melhorar esse país”. E completou: “Eu estou na luta e eles que paguem o preço pra me tirar da luta”.

É a primeira vez que Fernando Pimentel visita um acampamento do MST. Durante a fala, ele garantiu que as 700 famílias que moram no local terão suas terras. “Contem com a gente para dividir essa terra e fazer desse lugar um assentamento para todas as famílias acampadas”, afirmou o governador durante a visita.

Sobre a conjuntura, Pimentel foi enfático ao dizer que Minas Gerais será um bastião de resistência contra o processo de golpe que sofre o país. “De Minas vai sair a grande força que vai eleger Lula presidente em 2018”, assegurou.

Dowglas Silva (18).jpg

Durante o ato foi entregue ao governador um manifesto, assinado pelo MST e vários movimentos sociais, em apoio aos professores da rede estadual, que ainda lutam pelo cumprimento de promessas de campanha. O encerramento se deu com um grande almoço preparado ali mesmo, para todos.

Confira o ato político cultural na íntegra, transmitido na Página do MST no Facebook.

 

 

*Editado por Rafael Soriano