Neste sábado (3), MST realiza a 1º Plenária de Mulheres do Nordeste baiano

O debate, que antecede o 8 de março, pretende apontar uma linha de ação unitária para 2018
reforma-agrária (1).jpg
Foto: Reprodução MST 

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Com o tema “Mulheres na Política: contra o capital, pela democracia e soberania”, o MST realiza na região nordeste da Bahia a 1º Plenária de Mulheres Sem Terra com o objetivo de debater a participação feminina na luta política.

As atividades acontecem neste sábado (3), no assentamento Antônio Conselheiro, localizado no município de Abaré, e antecedem as ações do 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Mais de 300 Sem Terra são esperadas na plenária. Além disso, trabalhadoras de organizações sindicais e de outros movimentos sociais de luta pela terra foram convidadas para se somarem ao debate, que pretende apontar uma linha de ação unitária para 2018.

Irenilda Batista, da direção estadual do MST, acredita que o espaço será muito importante para fortalecer a luta do 8 de março. “Queremos envolver as mulheres no processo político para saber o que realmente está sendo debatido e, paralelo a isso, discutir a simbologia do Dia Internacional da Mulher para luta das trabalhadoras do campo”.

“Nós precisamos colocar o debate da Reforma Agrária Popular nas trincheiras da luta política. Isso é estratégico para nosso Movimento e acreditamos que as mulheres são um dos pilares fundamentais para protagonizarem essa luta”, pontua Batista.

Temas como, a mulher militante e a política; as políticas públicas para as mulheres do campo; a construção política das mulheres do MST; e os desafios das Eleições 2018, vão nortear as discussões do evento.

Para debater essas questões, a plenária contará com a participação de Lucinéia Durães, do MST, Danielle Ferreira, do Partido dos Trabalhadores (PT), Renata Rossi, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Fabya Reis, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Brenda Pinto, da secretaria de mulheres do PT, e do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA).