Mulheres Sem Terra ocupam base da Petrobrás em São Sebastião do Passé (BA)

As manifestantes denunciam as investidas antipopulares contra a Estatal, como as privatizações

 

photo_2018-03-12_08-19-02.jpg
Fotos: Jonas Santos

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Na madrugada desta segunda-feira (12), cerca de 300 trabalhadoras do MST ocuparam a Base de Taquipe, da Petrobrás, em São Sebastião do Passé, localizada no recôncavo da Bahia.

A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que desde a última segunda-feira (5/3), tem levou mais de 2 mil pessoas às ruas e latifúndios improdutivos contra o agronegócio e o capital.

Nessa ocupação, as manifestantes denunciam as investidas antipopulares contra a Petrobrás, como as privatizações de sua produção e a entrega das riquezas nacionais ao capital estrangeiro.

photo_2018-03-12_08-19-21.jpg
Fotos: Jonas Santos

Paralelo a isso, exigem uma reunião com a diretoria da empresa para discutir uma pauta de reinvindicação relacionada a extração de petróleo em áreas de Reforma Agrária na região e pressionam o Governo Federal a darem respostas a construção de poços artesianos, casas de farinha e a aquisição de kits de irrigação.

Para Edcleia Miranda, da direção estadual do MST, a ocupação das mulheres é de extrema importância para garantir a defesa do patrimônio do povo brasileiro. “A estatal é do povo e não podemos permitir que a mesma seja vendida para estrangeiros. Os royalties adquiridos com a extração de petróleo precisam ficar no país e serem investidos em educação, saúde e segurança”, explica.

Ela pontua ainda que a população é dona da estatal e por isso, as mulheres vão lutar para que o capital internacional não se aproprie dessa conquista, que até então, tem garantido um avanço significativo no financiamento público e combate às desigualdades sociais.

 

photo_2018-03-12_08-19-14.jpg
Fotos: Jonas Santos