MST abre colheita do arroz agroecológico nesta sexta-feira (16) no RS

Evento será realizado no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre
26022018-_DSC2689.jpg
Fotos: Tiago Giannichini

 

Da Página do MST 

O MST realiza nesta sexta-feira (16), no Rio Grande do Sul, a 15ª Festa da Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico. O evento, que acontecerá no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre, integra a programação da 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz.

Conforme Emerson Giacomelli, coordenador do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico do MST, o evento deverá reunir cerca de 1,5 mil pessoas de todas as regiões do estado e de outros países, entre elas Sem Terra, consumidores, pesquisadores, deputados estaduais e federais e lideranças de movimentos populares.

“É um momento de confraternização, de valorização do nosso trabalho. É onde agricultores, consumidores, técnicos e pesquisadores se encontram. Também é um momento de reafirmação da continuidade do nosso projeto”, explica.

A atividade começa às 8h30, com o ato oficial da abertura da colheita. Este primeiro momento será realizado numa lavoura de arroz.  Após, às 11 horas, na Comunidade Setor A, terá o painel “Estudo do Contexto Brasileiro e a Defesa da Democracia e da Soberania Nacional”, com o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile. Depois, haverá saudação de autoridades, pronunciamento de representante do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico e confraternização.

Safra 2017-2018

Atualmente, o MST é reconhecido pelo Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga) como o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Para a safra 2017-2018, o Movimento estima colher mais de 24 mil toneladas do alimento, que é comercializado por meio da marca ‘Terra Livre’ e produzido por 501 famílias. Estas, estão organizadas em 70 grupos de produção, em 21 assentamentos e em 16 municípios gaúchos.

O cultivo ocorre em 5.513 hectares, sendo que o Assentamento Filhos de Sepé produz a maior área — 1.600 hectares. Todo o processo, desde a produção até a comercialização, é coordenado pelo Grupo Gestor do Arroz Agroecológico.

 

Convite abertura da colheita do arroz-01 (2).jpg