Caravana no RS: Lula destaca a importância da educação para o desenvolvimento do país

Tema foi pautado ontem pelo ex-presidente em São Vicente do Sul e em São Borja, no Rio Grande do Sul
Foto Leandro Molina 2.jpg
Foto: Leandro Molina 

 

Por Catiana de Medeiros 
Da Página do MST

 
Em São Borja, na região das Missões do Rio Grande do Sul, Lula foi recebido na tarde desta quarta-feira (21) por milhares de pessoas no Mausoléu de Getúlio Vargas. Muito ovacionado desde a sua chegada até a sua saída, ele subiu num carro de som junto com outras lideranças petistas, como a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-governador Olívio Dutra, que acompanham a Caravana Lula pelo Sul do Brasil.

Em seu pronunciamento, Lula criticou as atitudes do setor ruralista da região que tentou impedir a chegada da caravana à cidade. Ele disse que a postura da direita não o intimida e que escolheu ir a São Borja porque o povo começou a ter direitos a partir de governos progressistas, como o de Getúlio Vargas, que criou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“Passei aqui para prestar homenagem ao Brizola, ao Goulart e ao Getúlio. Mas não imaginávamos que fascistas tentariam impedir a nossa entrada na cidade. Essa recepção da direita só pode significar ignorância. Fico tentando achar a razão por que essa gente tem ódio do PT. É porque os empresários, inclusive da região, não querem que o trabalhador tenha direitos, que o jovem de periferia possa entrar numa universidade ou que a empregada doméstica tenha férias”, argumentou.

Lula frisou ainda que, se eleito nas eleições deste ano, irá revogar as medidas neoliberais de Michel Temer e, da mesma forma que ocorreu em seus governos anteriores, continuar apostando na educação para mudar os rumos do país. “Nós vamos federalizar o ensino médio e acabar com a PEC do teto dos gastos. Nós queremos que os meninos e as meninas mais pobres tenham o direito de fazer universidade pública”, completou.

O jovem Luan Viana, 18 anos, carioca e estudante de serviço social da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no campus de São Borja, contou que foi prestigiar a passagem de Lula no município pelo comprometimento histórico do ex-presidente com a educação. “Lula é referência como presidente. Eu e outros estudantes da Unipampa viemos aqui porque queremos dele ainda mais políticas em educação”, disse.

 

Foto Leandro Molina 3.jpg
Foto: Leandro Molina 

Lula em São Vicente do Sul

No fim da manhã de ontem, Lula esteve no Instituto Federal Farroupilha (IFF) em São Vicente do Sul, na região Central do estado. Na oportunidade, ele também destacou a importância de políticas públicas em educação para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e assinalou os seus planos para o setor, caso seja eleito novamente presidente do país. O ex-presidente afirmou que o direto à educação é de todos, desde os mais pobres até os mais ricos.  “Eu não quero tirar o filho do rico da universidade; eu quero que os mais pobres tenham a chance de estudar, por isso criamos o Prouni”, disse.

Ele também falou da perseguição que sofre e as dificuldades que enfrentou em sua trajetória pessoal e na vida política. “Eu já comi o pão que o diabo amassou e não tô mais disposto a levar desaforo pra casa. Eu aprendi a andar de cabeça erguida e isso é uma conquista. Eu tenho orgulho pelo que faço, pelo que a Dilma fez, pelo que o Olívio fez, pois o povo pôde estudar, comer melhor, andar de avião”, pontuou.

Outras cidades

Nesta quinta-feira (22), quarto dia da Caravana Lula pelo Rio Grande do Sul, o ex-presidente estará em São Miguel das Missões, onde visitará o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel. Ele também estará em Cruz Alta, na região Noroeste, e em Palmeira das Missões, na região Norte. O roteiro no território gaúcho encerra na próxima sexta-feira (23), com atividade em São Leopoldo, na região Metropolitana de Porto Alegre.

Confira aqui outras fotos da passagem de Lula por São Borja e São Vicente do Sul, aqui.  

 
 
*Editado por Maura Silva