MST realiza curso de formação com a juventude Sem Terra

O curso debateu temas como história da luta pela terra, diversidade sexual e a participação da juventude
4f984856-9145-4aed-8834-5ac831c2ff23.jpg
Divulgação/MST

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Ser jovem é estar preparado para revolução. Foi com esse entusiasmo que o coletivo de juventude e comunicação da brigada Nelson Mandela, realizou nos dias 17 e 18/3, o 1º Curso de Formação Politica, no acampamento Anita Garilbadi, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.

Cerca de 80 jovens, oriundos de assentamentos e acampamentos do MST, participaram da atividade que teve como objetivo consolidar um espaço de formação continuada no âmbito político e ideológico.&”39;O curso debateu temas como história de luta pela terra; diversidade sexual e de gênero; a participação da juventude na luta política; e realizaram um estudo sobre o atual momento político no país.

Para Adelaide da Purificação, do coletivo de juventude, a formação política com os jovens Sem Terra nasce para construir um fio condutor entre o passado, o presente e o futuro. “Precisamos estudar para intervir com qualidade nos problemas que sofremos”, pontuou.

“A brigada deu o primeiro passo de preparação do protagonismo da juventude na luta. A realização desde curso é uma tarefa política que precisa ser abraçada pelo conjunto do Movimento”, concluiu Purificação.

Encontro Nacional da Juventude

Gabriel Lourenço, do acampamento Anita Garibaldi, em Teixeira de Freitas, acredita que o curso de formação aconteceu num momento de muita importância. “Nós estamos nas vésperas do nosso Encontro Nacional da Juventude do MST e o curso nos ajudará a nortear nossa atuação. Debater a organização e atuação é muito importante no momento em que vivemos e, nesse sentido, nosso objetivo é garantir a massificação da juventude na luta, enraizando o protagonismo”.

 

*Editado por Maura Silva