Liderança do MST é principal homenageada em prêmio de participação social do Governo

O Prêmio Ceci Melo de Participação Social do Governo da Paraíba edição teve como homenageada a militante Dilei Schiochet

 

40207456235_f1309fa441_z.jpg
Concedido dia 28 de março, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher,  prêmio Ceci Melo também homenageou outras 14 mulheres – Créditos: Francisco França

Por Paula Adissi e Thais Peregrino

O Prêmio Ceci Melo de Participação Social do Governo da Paraíba, que anualmente homenageia mulheres que se destacam nas atuações sociais, em sua sexta edição teve como principal homenageada a militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Dilei Aparecida Schiochet. Concedido na quarta-feira, 28 de março, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher. O prêmio Ceci Melo também homenageou outras 14 mulheres líderes populares.  

“Esse momento simboliza a valorização da luta das mulheres que buscam um Brasil mais justo. Dilei merece ser a homenageada deste ano por toda a batalha que enfrenta na militância do MST, contribuindo para que o país seja mais igualitário” disse o governador Ricardo Coutinho durante a solenidade. Dilei em seu discurso emocionou a todos os presentes, numa passagem disse se referindo a conjuntura que passa hoje o Brasil “Camaradas há momento na história que parecem fugir da gente, mas agarrem-se na esperança que restou, imponha seu olhar para o horizonte, o século apenas começou, diga a si e a quem puder ouvir que não vamos desistir e nem entregar os pontos” anunciou ela.

Dilei Aparecida é catarinense, filha de camponeses, migrou para Paraíba com o papel de organizar trabalhadores rurais sem terra. Foi uma das principais responsáveis pelo processo de estruturação do MST nesse estado e vários outros do nordeste brasileiro. A 21 anos está na Paraíba sendo uma referência estadual e nacional do movimento. “Dilei é uma das primeiras lideranças femininas do movimento a nível de Brasil. Esse prêmio nos fortalece enquanto movimento principalmente numa conjuntura de criminalização dos movimentos sociais” nos conta Mirian Farias da direção do MST-PB.

Mais uma vez o prêmio Ceci Melo expressou o reconhecimento as mulheres que lutam pela reforma agrária na Paraíba. No ano de 2014, a premiação homenageou Elizabeth Teixeira, por sua trajetória com as Ligas Camponesas no estado. Olímpio Rocha advogado e membro do conselho estadual de direitos humanos disse que “Dilei recebeu merecidamente a homenagem por ela empreender na Paraíba a luta pelo acesso à terra, que é tantas vezes negada” segundo ele. “Viva Dilei, viva o MST, viva a reforma agrária.” concluiu.

Cerca de cem militantes, trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST estiveram presentes acompanhando Dilei nessa premiação que certamente representa todos e todas do movimento. “O comprometimento que tem Dilei com a reforma agrária popular sem dúvida inspira outras mulheres, uma vez que é notório seu engajamento e suas convicções políticas” afirmou Thais Peregrino do MST.

Perguntamos para Dilei como ela se sentia recebendo o prêmio Ceci Melo e ela nos respondeu: “Não foi um prêmio, foi um momento de celebrar a vida. De tantas pessoas que deram suas vidas para que a gente continuasse existindo. Nascemos das Ligas Camponesas, de tantas Elizabethes e Marias, para que o MST pudesse existir. Era um momento para celebrar a vida nossa, a vida da militância. Eu acho que não foi um prêmio, foi uma emulação, para que a gente continuasse a existir.”

A solenidade ocorreu no Centro de Formação de Professores em Campina Grande, com a presença do Governador Ricardo Coutinho e representantes de instituições sociais e lideranças comunitárias. O prêmio vem sendo uma realização da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual e da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba.

Edição: Monyse Ravenna