Programa de Segurança Alimentar estimula a produção agroecológica e gera renda no campo

Ao todo, quatro mil famílias de acampamentos e pré-assentamentos do MST em Minas Gerais foram beneficiadas pelo plano emergencial.

 

Cozinha Acamp. Chê Guevara em Canápolis.jpg
Cozinha do Acampamento Chê Guevara em Canápolis

 

Por Agatha Azevedo
Da Página do MST

Nascido do diálogo entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE), o plano emergencial do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional em áreas de Reforma Agrária (PSA) visa garantir a subsistência e o desenvolvimento de pequenos projetos coletivos e comunitários em áreas de acampamento e pré-assentamentos do Estado de Minas Gerais.  
 

mapa.jpg

O projeto desenvolve um modelo alternativo de produção, beneficiamento e comercialização de alimentos, com base em um projeto popular de sociedade que combate a fome, desigualdade social, a degradação da natureza e questiona os ideais de propriedade no campo, melhorando as oportunidades de vida e garantindo a sobrevivência e a permanência das famílias, principalmente dos jovens, no meio rural. Esta é a segunda vez que o PSA ocorre, a primeira foi entre 2000 e 2001, e nesta etapa do plano emergencial 4 mil famílias de 83 áreas foram beneficiadas pelo projeto, que se encerra no mês de abril de 2018.  

Apicultura no Acamp. Oziel 2 - Patos de Minas.jpeg
Apicultura no acampamento Oziel 2 – Patos de Minas

Na prática, o PSA trabalha com os pilares da agroecologia e da cooperação dos trabalhadores do campo para produzir de forma diversificada, coletiva e sem agrotóxico, que se opõe ao modelo de monocultivos do agronegócio. Para isso o projeto contou com kits produtivos de hortaliças, apicultura, avicultura, suínos, lavoura, cozinhas comunitárias e campos de sementes. Esses insumos produtivos é uma ensaio, uma preparação para quando a conquista da terra se efetivar na legalidade.  

A proposta é a de que o PSA continue avançando no estado, e possa cada vez mais incentivar a produção de forma solidária e ajudar a manter as famílias que lutam pela redistribuição de terras no estado. Ester Hoffmann, da Direção Nacional do MST, afirma que este programa é uma grande conquista para a Reforma Agrária Popular, mas ainda precisa de muitos avanços. “Este programa precisa se tornar política pública para que todas as famílias acampadas possam ter acesso.”