Em Brasília, movimentos fazem ato em defesa da democracia e do direito de Lula se candidatar

A manifestação ocorreu diante do julgamento do mérito do habeas corpus do ex-presidente pelo STF.

IMG_8758.JPG

 

Da Página do MST

 

Nesta quarta-feira (04), cerca de 5 mil pessoas de diversos movimentos e organizações sociais se concentraram em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, que fica nas proximidades do STF, para um ato em defesa da democracia do direito de Lula se candidatar.
 

IMG_8762.JPG

O movimento reuniu caravanas de vários estados, como Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Bahia, que vieram acompanhar o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula no Supremo.

Segundo Marco Baratto, da Direção Nacional do MST,  “defender o Lula livre é defender a democracia, para que a gente construa um novo país. Hoje o Brasil está na mão de uma corja, de um grupo que vem financiando um golpe atrás do outro. Essa gente vem resgatando a intolerância, elementos da ditadura militar que nós devemos repudiar e enfrentar, caso contrario, vamos aprofundar num golpe, recessão e fascismo”.

Durante o ato popular na Esplanada dos Ministérios, vários parlamentares também compareceram. Em sua fala, a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, destacou o quanto foi difícil a luta para estabelecer os direitos sociais brasileiros e que é necessário não recuar em sua defesa.
 

IMG_8831.JPG

“Os que hoje pedem ditadura militar não sabem o quanto nós lutamos pra que eles tivessem o direito de defender alguma ideia. Mas o Brasil não irá se curvar a este movimento porque o que nós queremos é fortalecer a nossa democracia, e não retroceder”, afirmou Hoffmann .

Além de Brasília, ocorreram atos em várias outras capitais, como Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre e Fortaleza. Em São Paulo, movimentos populares e partidos que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, se concentraram no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Manuela Aquino, do MST de São Paulo, falou sobre a importância de defender Lula livre. “Nós estamos mais uma vez mobilizados e a luta é mais ampla, ela é contra todo o golpe que temos sofrido, e hoje é mais um passo da criminalização do ex-presidente. A defesa de Lula hoje é a defesa pela democracia no Brasil. O medo da direita é esse: que ele se candidate e ganhe. Convocamos toda a população e movimentos sociais que lutem por essa bandeira do Lula e pela democracia”, declara.

 

IMG_8795.JPG

 

 

*Editado por Rafael Soriano