Na Paraíba, Sem Terra celebram mártires da luta pela terra

Elizabeth Teixeira, um dos rostos mais fortes da luta pela terra no Brasil também esteve presente na atividade
Memorial_07 de abril_foto_ThaisPeregrino_IMG_2139.jpg
Divulgação/MST

 

Por Thais Guedes
Da Página do MST

 

Na tarde deste sábado (7), movimentos do campo e da cidade estiveram reunidos na sede do Memorial das Ligas, no município de Sapé na Paraíba, para celebrar a memória daqueles que tombaram na luta pela Reforma Agrária e também para homenagear a memória de João Pedro Teixeira.

O centro de Memória das Ligas Camponesas funciona na casa e no terreno onde viveu João Pedro Teixeira, líder camponês e fundador das Ligas Camponesas na Paraíba. João Pedro foi assassinado em uma comandada por coronéis e latifundiários, no dia 2 de abril de 1962.

Aos 92 anos, Elizabeth Teixeira, companheira de João Pedro, esteve presente na homenagem e, apesar de todas as dificuldades e perdas que marcaram sua trajetória, ainda segue convicta na importância da Reforma Agrária Popular.

Memorial_07 de abril_foto_ThaisPeregrino_IMG_2048.jpg
Elizabeth Teixeira, aos 92 anos segue firme na luta pela terra

‘’Eu lutei muitos anos no sindicato de Sapé, no sindicato das Ligas Camponesas, até hoje eu tomo conhecimento que a luta continua. Ainda é muito difícil a vida do trabalhador Sem Terra, mas eu acredito que será implantada uma Reforma Agrária no nosso país e que o trabalhador do campo terá condições de sobreviver, é isso que eu quero ver’’, disse Elizabeth.

A tarde foi dedicada à memória de João Pedro e muitos outros companheiros e companheiras que tiveram suas vidas tiradas pela barbárie que representa a lógica do latifúndio em nosso país.

Estiveram presentes representantes do MST, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Movimento dos Pequenos Agricultores  (MPA), MEL, Abayomi, da Frente Brasil Popular, Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Levante Popular da Juventude e de muitos outros movimentos e entidades.

O encontro também celebrou os legados que nos foram deixados para seguirmos denunciando o processo arbitrário de julgamento do presidente Lula.

Memorial_07 de abril_foto_ThaisPeregrino_IMG_1932-2.jpg
Divulgação/MST