Jovens Sem Terra se formam no Rio Grande do Sul

Formatura de 14 educandos foi realizada no último sábado, na Serra Gaúcha
Formatura Eja_07_04_2018042_Ft Kanova.jpg
Divulgação/MST

 

Por Antônio Kanova
Da Página do MST

No último sábado (7) em Veranópolis, na Serra Gaúcha, aconteceu a formatura da segunda turma do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O curso, que formou 14 educandos oriundos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, aconteceu em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC).

Para Zé Batista, 52 anos, concluir o ensino médio é a possibilidade de continuar estudando.“O que mais quero neste momento é poder continuar os estudos, poder cursar uma universidade e me formar em agronomia”, afirmou. 

O percurso até a formatura foi longo. Foram dois anos e meios, divididos em oito etapas que duravam em média 30 dias. Mas, mesmo a dificuldades impostas pela vida não afastaram os educandos e as educandas do sonho de concluir os estudos. 

A turma escolheu homenagear a Hugo Chávez. Para os formandos e formandas, Chávez é um símbolo de luta e de perseverança. Aos gritos de “Lula Livre”, a formatura foi regada por mística e luta. Em tempos sombrios, a turma reafirmou o compromisso de seguir lutando e estudando.

 

*Editado por Maura Silva