Em dia de luta pela liberdade de Lula, atos em todas as regiões de Alagoas demarcam a resistência popular

Somente nos trancamentos de rodovias, foram cerca de 2000 trabalhadores e trabalhadoras rurais mobilizados
WhatsApp Image 2018-04-11 at 10.00.38.jpeg
Divulgação/MST

 

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

 

Convocado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, o dia 11 de abril marca a mobilização nacional em defesa de Lula livre, com atos em todo o país na defesa da liberdade do ex-presidente. Em Alagoas as ações acontecem em todas as regiões do estado, mobilizando diversas organizações, partidos e movimentos populares.

Durante as primeiras horas da manhã trechos de rodovias foram bloqueados em cinco pontos do estado de Alagoas pelo MST. No Sertão, a AL 220 foi paralisada no trecho da cidade de Piranhas, onde centenas de camponeses exigiam a imediata liberdade para Lula, no Agreste do estado, a BR 101 foi trancada no município de Teotônio Vilela pelo MST e o Movimento Via do Trabalho, reunindo cerca de 400 trabalhadores rurais em defesa de Lula.

Ainda outros três trechos foram bloqueados durante toda a manhã: em Atalaia, na BR 316, em União dos Palmares na BR 104 e em Joaquim Gomes outro trecho da BR 101.

Segundo José Neto, da direção nacional do MST, as ações durante todo o dia de hoje demarcam a resistência do povo em todo o país na defesa da democracia e da liberdade de Lula.

 “Hoje é mais um dia de luta no campo e na cidade. Defender a liberdade de Lula é defender a democracia e essa tarefa está dada para todos os lutadores e lutadoras que sonham e acreditam em um país mais justo”, destacou José Neto. “Seguimos mobilizados, em alerta e em resistência, seja no campo ou na cidade, na defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro.

De acordo com o dirigente do MST, os camponeses e camponesas seguem em estado permanente de mobilização em todo o estado. “Temos a tarefa de seguir dialogando com toda a sociedade sobre o que está em jogo em nosso país. Não podemos deixar que os golpistas continuem atacando nossos direitos e a democracia, precisamos nos organizar e seguir em luta permanente. Lula hoje simboliza a esperança de milhões de brasileiros e essa esperança precisa ser defendida com muita firmeza, para mostrar aos golpistas o que nós queremos para o nosso país”, disse.

WhatsApp Image 2018-04-11 at 10.52.43.jpeg
Divulgação/MST

Ato na capital

Já em Maceió, centenas de manifestantes reuniram-se na Praça Deodoro, no Centro da Cidade, em frente ao Tribunal de Justiça. Atendendo o chamado das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, trabalhadores Sem Teto, partidos, movimento LGBT, movimento de juventude e sindical levaram suas faixas e palavras de ordem para a marcha que seguiu várias ruas do centro de Maceió, dialogando com os trabalhadores do comércio sobre a prisão de Lula e os ataques aos direitos do povo.

Na passagem pelo Calçadão do Comércio de Maceió, os manifestantes realizaram um escracho na porta da Riachuelo, cujo seu dono, Flávio Rocha, já se manifestou diversas vezes a favor do golpe.

“A Riachuelo que tem pré-candidato à Presidência da República e apoiadora do golpe foi escrachada! Denunciamos o que está em jogo em nosso país e alertamos a população dos ataques dos golpistas”, explicou Elida Miranda, da Frente Brasil Popular

Ainda no ato no centro de Maceió a manifestação realizou um “libera catraca” nos ônibus que passavam na região, “não vamos aceitar que a população pague pela crise econômica que foi criada pelos ricos desse país e que só coloca o peso nas costas dos trabalhadores e trabalhadoras”, comentou Elida.

“Hoje foi mais um dia para continuarmos em luta na defesa da democracia e contra o golpe que prendeu o presidente Lula, prendeu quem é inocente por não aceitar a vontade do povo. Cada dia a luta será intensificada, voltaremos às ruas, vigilantes em alerta permanente, não vamos descansar enquanto não tivermos com Lula livre”

 Ainda durante o dia de hoje é previsto ato em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, com concentração no período da tarde no centro da cidade.

 

*Editado por Maura Silva