Cinzas de Frei Henri são entregues aos Sem Terra do Pará

O frade francês e advogado viveu no Brasil por mais de 30 anos. Tornou-se um dos maiores defensores dos direitos dos trabalhadores rurais e camponeses na Amazônia

IMG-20180414-WA0170.jpg

 

Por Viviane Brígida
Da Página do MST 

 

Na manhã do último sábado (14), cerca de 350 jovens Sem Terra da Amazônia se reuniram na curva do S, em Eldorado do Carajás, no Pará, para o 13° Acampamento Pedagógico da Juventude Sem Terra – Oziel Alves Pereira.

Pela manhã, os jovens visitaram o cemitério situado no município de Curionópolis, onde as vítimas do massacre de Eldorado dos Carajás foram enterradas. Durante a tarde aconteceu no acampamento Frei Henri, localizado na PA 275, o ato ecumênico de entrega das cinzas de Frei Henri Burin des Roziers às famílias do MST.

O frade francês e advogado viveu no Brasil por mais de 30 anos. Tornou-se um dos maiores defensores dos direitos dos trabalhadores rurais e camponeses na Amazônia. 

IMG-20180414-WA0174.jpg

Estavam presentes autoridades e familiares do frade dominicano, agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), professor Maurílio de Abreu Monteiro, membros da direção nacional e representantes de outros movimentos sociais.

{Já no domingo (16), a juventude bloqueou a na curva do &”39;S&”39;, em memória dos 19 trabalhadores Sem Terras massacrados. O bloqueio de meia hora, acontece todos os anos às 17h, para lembrar o momento exato do massacre ocorrido em 17 de abril de 1996. 

Durante a interdição, João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, falou sobre o papel da juventude na  na atual conjuntura em que o país enfrenta.

“Juventude, agora a missão de vocês. Vocês terão a tarefa de organizar, conscientizar o povo, até que um dia esse Brasil seja liberto”, declarou.

O acampamento contará com atividades políticas e formativas em defesa democracia, além de momentos de denúncia à prisão arbitrária do ex-presidente Lula e de padre Amaro, que foi preso no último dia 27 de março em Anapu. Amaro era braço direito da missionária norte-americana Dorothy Stang e considerado seu sucessor.

O assassinato da deputada  Marielle Franco e Anderson Gomes também foi lembrado, além de Fusquinha e Doutor, integrantes do MST, assassinatos há 20 anos também foram lembrados.

IMG-20180414-WA0178.jpg

 

 

*Editado por Maura Silva