Seminário estadual do Congresso do Povo acontece no Espírito Santo

A construção da hegemonia de um projeto popular se dará através do diálogo com as massas, na preparação de quadros formados para ajudar na organização da luta de classes.

IMG-20180414-WA0005.jpg

 

Da Página do MST

 

Neste sábado (14), aconteceu o Seminário Estadual de Formadores do Congresso do Povo no Espírito Santo. A atividade foi no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem Terraplanagem, Pontes e Pavimentação do Espírito Santo (SINTRACONST), em Vitória. Cerca de 200 formadores de mais de 20 municípios e com 35 organizações e movimentos sociais estiveram presentes nesta construção.

Para Ednalva Moreira Gomes, da Direção Nacional do MST, é importante construir o Congresso do Povo, pois, nós da classe trabalhadora, podemos nos fortalecer para a construção de um projeto popular em que o povo tenha voz e poder.

Allana Soares da Coordenação Estadual do Levante Popular da Juventude, traz alguns objetivos do Congresso do povo: “organizar e formar o povo para romper com o cenário de sequestro da democracia. Construir neste processo um projeto de país envolvendo e mobilizando militantes e lideranças populares. Elevar a consciência do povo sobre as crises que nos assolam e criar juntos uma saída para elas. Fortalecer a Frente Brasil Popular com o entendimento de que a capacidade de transformação está nas lutas de massas.”

Para Valmir Noventa, da Coordenação Estadual do MPA, a construção da hegemonia de um projeto popular para classe trabalhadora se dará através do diálogo com as massas, na preparação de quadros formados para ajudar na organização da luta de classes.

O seminário começou às 8 da manhã com um café coletivo, passando por uma análise da conjuntura, análises da Frente Brasil Popular e do Congresso do Povo. Na parte da tarde houve planejamentos do Seminário e encerramento e, por fim, o lançamento oficial do congresso do povo.

“O congresso do povo é um rico momento de formação popular. Por meio da organização das etapas do congresso almejamos contribuir na formação do povo brasileiro, e para que na luta despertemos a nossa conciencia política. Para que o nosso povo compreenda que sem mobilização e organização da sociedade não conseguiremos conquistar, manter e ampliar nossos direitos e que a desmobilizados podemos, inclusive, retroceder em nossas conquistas.” (trecho da cartilha do Congresso do Povo Brasileiro maio-julho, 2018)

 

 

*Editado por Rafael Soriano