MST entrega alimentos para Associação Beneficente de Matriz Africana em Guaíba, no RS

Iniciativa se dará por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

 

Foto Letícia Stasiak.jpg
Foto: Letícia Stasiak

 

Por Setor de Comunicação do MST
Da Página do MST 

O MST do Rio Grande do Sul, por meio da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (COOTAP), vai entregar alimentos produzidos em assentamentos da Reforma Agrária à Associação Beneficente Cultural Africana e Umbanda Templo de Yemanjá (Assobecaty), localizada em Guaíba, a cerca de 30 quilômetros da capital. A iniciativa se dará via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) — Doação Simultânea.

O ato que marcará a renovação da parceria por meio do programa institucional acontecerá nesta sexta-feira (20), a partir das 15 horas, na sede da entidade (Rua Wenceslau Fontoura, 226; Bairro Jardim Santa/Rita Guaíba). Famílias assentadas e representantes da prefeitura de Guaíba e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) devem participar. Na ocasião, também serão comemorados os 84 anos de resistência da Assobecaty e seus 30 anos de conotação jurídica.

Conforme Sandra Nunes Rodrigues, assistente social que acompanha as famílias assentadas, o início da execução do PAA em 2018 é fruto da parceria das organizações sociais do campo e da cidade, com o apoio da Conab. Ela destaca que a Assobecaty vai receber de 45 famílias 85 mil quilos de alimentos, distribuídos num período de 12 meses. 

Entre os itens a serem entregues, a cada 15 dias, estão abóbora, alface, almeirão, batata, berinjela, beterraba, couve, espinafre, melancia, amora, milho, moranga, pimentão, mandioca, repolho, rúcula, uva e tempero verde. Todos os alimentos são produzidos por assentados em Eldorado do Sul e em Encruzilhada do Sul. O valor do projeto é de R$ 319 mil. Ao todo, 560 famílias da cidade serão contempladas de forma direta com o PAA, totalizando 2.225 mil pessoas.

Assobecaty

A Assobecaty é uma casa de Tradição da Matriz Africana que completou no último 8 de fevereiro 84 anos de resistência. Com 30 anos de identidade jurídica, conforme Mãe Carmen de Oxalá, ela carrega em seu histórico o compromisso de defender o sagrado e o social.

Ela destaca que a associação é um legado deixado pela Mãe Quina de Yemanjá, que sempre teve um trabalho voltado para a segurança alimentar. “Hoje com o PAA estamos dando continuidade a sua caminhada, porém de forma bem mais ampliada”, conta. Mãe Carmen acrescenta:“Quem faz o aniversário é Assobectay, mas quem ganhará o presentão é a comunidade guaibense com o recomeço do Projeto Ajeun Ilerá – Alimento Saudável para Todos”.

Desde 2012 a associação desenvolve ações culturais, junto com a Secretaria Estadual de Cultura, e hoje é reconhecida como o primeiro Ponto de Cultura de Matriz Africana no estado gaúcho, que leva o nome de Ilê Axé Cultural. Na área da saúde, tem forte atuação no combate a epidemia da Aids e desenvolve ações em abrangência estadual.

*Editado por Iris Pacheco