Organização da juventude no Sertão de Alagoas leva mel agroecológico para a Feira da Reforma Agrária

Somente no Sertão são 11 apiários coordenados pelo coletivo de juventude, onde todos já preparam a colheita do mel
21676421000_1fe329a923_o.jpg
Divulgação MST 

 

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

É comum passar pelas áreas da Reforma Agrária no Sertão Alagoano e encontrar jovens se organizando para o trabalho coletivo nos apiários. Há quase 3 anos e meio essa é uma realidade para centenas de jovens da região que a partir do trabalho com a apicultura têm encontrado fonte de geração de trabalho e renda, garantindo a permanência desses jovens no campo alagoano.

Somente no Sertão são 11 apiários coordenados pelo coletivo de juventude, onde todos já preparam a colheita do mel para comercializar na Na III Feira Nacional da Reforma Agrária que acontece no mês de maio em São Paulo.

“É sempre bom poder mostrar para a sociedade que a nossa juventude, mesmo com todas as dificuldades, tem disposição para transformar a vida no campo, a Feira Nacional será mais uma possibilidade para esse diálogo”, comentou Nilmara Fernandes, apicultora e integrante do Coletivo de Juventude do MST em Alagoas.

Assim como Nilmara, diversos outros jovens estão organizados em seus coletivos de juventude nos assentamentos e acampamentos e coletivamente são responsáveis pela manutenção e cuidado do apiário. “Em cada um dos nossos assentamentos é o Coletivo de Juventude o responsável pelo cuidado de um apiário. Passamos por formação, instrução e acompanhamentos em cada uma das nossas áreas”, explicou Nilmara, que é assentada no município de Delmiro Gouveira, no alto Sertão de Alagoas.

Esses jovens apicultores da Reforma Agrária fazem parte do projeto que foi batizado de Arajuba, palavra de origem indígena que tem como significado “mel da cor dourada” que desde 2015 têm realizado diversas atividades desenvolvendo a organização da juventude a partir do trabalho apícola.

Iniciado no Sertão de Alagoas, o projeto hoje já expande para outras regiões de Alagoas, envolvendo mais jovens nos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária.

Ainda de acordo com Nilmara, o trabalho com a apicultura tem ajudado a transformar a perspectiva de muitos jovens camponeses. “Nosso trabalho além de fortalecer nossa organização, apresenta uma possibilidade real de trabalho e renda para nós no campo”.

21242487893_6196ef584e_o (1).jpg
Divulgação MST 

Já conhecidos das últimas edições das Feiras da Reforma Agrária organizadas pelo MST em Alagoas, onde os jovens montam sua tenda para apresentar o trabalho e vender o mel agroecológico, os jovens animam-se com a possibilidade de levar uma representação da sua produção para a Feira Nacional da Reforma Agrária.

“Nosso mel faz muito sucesso aqui no estado, sempre vendemos muito e ainda saímos com bastante encomendas. Esperamos que o mel vindo do Sertão de Alagoas também agrade aos que passarem pela feira Agrária em São Paulo e sentindo o doce do mel, também possam fortalecer a luta da juventude pela Reforma Agrária Popular”, disse Nilmara.

A Feira Nacional da Reforma Agrária em sua terceira edição deve reunir cerca de 800 feirantes de todo o país. Somente na última edição foram comercializadas cerca de 220 toneladas de alimentos in natura e agroindustrializados.