UFRGS realiza sua 5ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
Evento acontece nos dias 9 e 10 de maio em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Núcleo de Estudos Agrários (NEAG) do Departamento de Geografia, realiza nos dias 9 e 10 de maio a sua 5ª Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA). O evento será realizado em Porto Alegre, nos prédios do Instituto de Geociências e na Faculdade de Agronomia, no campus do Vale.
A quinta edição da jornada será marcada pelo tema “Educação, titularização e criminalização: a função social da terra” e contará com a participação de universitários, professores e militantes do MST. Durante os dois dias, acontecerão debates sobre os 20 anos da educação do campo, a titularização e a privatização dos assentamentos, e a criminalização dos movimentos populares. O evento também terá atividades culturais e Feira da Reforma Agrária, que oferecerá ao público participante alimentos produzidos em assentamentos na região Metropolitana da Capital.
Conforme Daniel Piovesan, do coletivo de Educação do MST, a JURA surge da necessidade de ampliar o debate da questão agrária junto a comunidade universitária, dialogando os temas da Reforma Agrária e da luta pela terra, e evidenciando a construção de um projeto de Reforma Agrária Popular para o campo. “Em tempos de retiradas de direitos, mais do que nunca se faz necessário ampliar o debate sobre a Reforma Agrária, um debate que seja de formação e divulgação da situação do campo e dos trabalhadores e trabalhadoras’, acrescenta.
A JURA é realizada pelo NEAG desde 2016, mesmo ano em que aconteceu a terceira edição da iniciativa na UFRGS. À época, o intuito era resgatar a memória do Massacre de Eldorado dos Carajás, que completava duas décadas de impunidade. No ano seguinte, a temática foi Reforma Agrária e Soberania Alimentar e a produção de alimentos. Este ano, a jornada chega à sua 5ª edição e passa a contar com o apoio de estudantes, professores e do Diretório Acadêmico do Curso de Agronomia da UFRGS para a organização do evento.

Confira a programação:
Quarta-feira, 9 de maio – IGEO
9h — Credenciamento
10h – Mesa e mística
10h45 — Mesa I: “20 anos da educação do campo”. Participações: Conceição Paludo (FACED/UFRGS); Nelson Rego (IGEO/UFRGS); Carmen Rejane Flores Wizniewsky (CCNE/UFSM); Diana Daros (Setor de Educação do MST);
14h30: Mesa II: “Titularização ou privatização dos assentamentos?” Participações: Luís Eduardo Puchalski (IBGE); Nelson José de Araújo (INCRA); Alvaro Delatorre (MST)
Quinta-feira, 10 de maio – Faculdade de Agronomia
9h – Mesa III: Criminalização dos movimentos sociais do campo. Participações: Alexandre Martins Vidor (IFRS); Marcelo Kunrath Silva (IFCH/UFRGS); Ramais de Castro Silveira (IFRS); Roberta Coimbra (MST)
Obs: Nos dois dias terão atividades culturais e Feira da Reforma Agrária.