UFRGS realiza sua 5ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Evento acontece nos dias 9 e 10 de maio em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul
Em 2016, iniciativa lembrou os 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Foto Divulgação.jpg
Em 2016, iniciativa lembrou os 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Foto Divulgação

 

Por Catiana de Medeiros 
Da Página do MST

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Núcleo de Estudos Agrários (NEAG) do Departamento de Geografia, realiza nos dias 9 e 10 de maio a sua 5ª Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA). O evento será realizado em Porto Alegre, nos prédios do Instituto de Geociências e na Faculdade de Agronomia, no campus do Vale.

A quinta edição da jornada será marcada pelo tema “Educação, titularização e criminalização: a função social da terra” e contará com a participação de universitários, professores e militantes do MST. Durante os dois dias, acontecerão debates sobre os 20 anos da educação do campo, a titularização e a privatização dos assentamentos, e a criminalização dos movimentos populares. O evento também terá atividades culturais e Feira da Reforma Agrária, que oferecerá ao público participante alimentos produzidos em assentamentos na região Metropolitana da Capital.

Conforme Daniel Piovesan, do coletivo de Educação do MST, a JURA surge da necessidade de ampliar o debate da questão agrária junto a comunidade universitária, dialogando os temas da Reforma Agrária e da luta pela terra, e evidenciando a construção de um projeto de Reforma Agrária Popular para o campo. “Em tempos de retiradas de direitos, mais do que nunca se faz necessário ampliar o debate sobre a Reforma Agrária, um debate que seja de formação e divulgação da situação do campo e dos trabalhadores e trabalhadoras’, acrescenta.

A JURA é realizada pelo NEAG desde 2016, mesmo ano em que aconteceu a terceira edição da iniciativa na UFRGS. À época, o intuito era resgatar a memória do Massacre de Eldorado dos Carajás, que completava duas décadas de impunidade. No ano seguinte, a temática foi Reforma Agrária e Soberania Alimentar e a produção de alimentos. Este ano, a jornada chega à sua 5ª edição e passa a contar com o apoio de estudantes, professores e do Diretório Acadêmico do Curso de Agronomia da UFRGS para a organização do evento.

3ª edição da jornada, em 2016, na UFRGS.jpg
3ª edição da jornada, em 2016, na UFRGS

Confira a programação:

Quarta-feira, 9 de maio – IGEO

9h — Credenciamento
10h – Mesa e mística
10h45 — Mesa I: “20 anos da educação do campo”. Participações: Conceição Paludo (FACED/UFRGS); Nelson Rego (IGEO/UFRGS); Carmen Rejane Flores Wizniewsky (CCNE/UFSM); Diana Daros (Setor de Educação do MST);
14h30: Mesa II: “Titularização ou privatização dos assentamentos?” Participações: Luís Eduardo Puchalski (IBGE); Nelson José de Araújo (INCRA); Alvaro Delatorre (MST)

Quinta-feira, 10 de maio – Faculdade de Agronomia

9h – Mesa III: Criminalização dos movimentos sociais do campo. Participações: Alexandre Martins Vidor (IFRS); Marcelo Kunrath Silva (IFCH/UFRGS); Ramais de Castro Silveira (IFRS); Roberta Coimbra (MST)

Obs: Nos dois dias terão atividades culturais e Feira da Reforma Agrária.