Jornada em defesa da Reforma Agrária aproxima campo e cidade no Pará

A Jornada ocorre em três grandes instituições de ensino superior do estado, UFPA, UEPA e IFPA

 

WhatsApp Image 2018-04-27 at 11.02.48.jpeg

 

Por Comunicação MST Pará*
Da Página do MST

Entre os dias 24 a 28 de abril ocorre a 3° Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária e são realizadas em Belém e região. No Brasil, já é a V Jornada em parceria do MST com Instituições de Ensino Superior. 

No Pará, a Jornada ocorre em três grandes instituições de ensino superior do estado. Neste ano, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA- Belém e de Castanhal) recebem a JURA 2018  que tem sido permeadas de debates e feira da Reforma Agrária. 

O Movimento entende que esta é mais uma oportunidade e aproximação dos agricultoras/es com professores e estudantes da cidade, em uma grande demonstração de ação conjunta entre universidade e instituto com o MST e demais movimentos socais do campo. Nesse ano, em memória aos 22 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás os temas apontam questões políticas, econômicas e sociais das/os camponesas/es do Pará.

WhatsApp Image 2018-04-27 at 11.02.31.jpeg

Para a coordenação do evento, ela será multitemática diante da quantidade de questões a serem abordadas como a questão agrária, defesa da educação, criminalização dos movimentos sociais e resistência ao golpe. 

Ainda, durante todo o evento acontece a Feira da Reforma Agrária, com vendas de produtos vindos diretamente das famílias camponesas, que representam sua comunidade e oferece produtos de qualidade como verduras, legumes e frutas. 

Nesta quinta-feira, 26, o evento aconteceu na Universidade Estadual (UEPA) e para a professora da instituição Lourdes Santos destacou a importância da atividade. 

“Estou na correria e vim logo comprar várias coisas. Isso é uma forma de consumir produtos saudáveis, trazer a comunidade para a Universidade e promover uma cooperação mútua. Além de a gente poder consumir produtos frescos e perto de nós”, avaliou a professora.

Além dos debates nas instituições, os participantes ainda terão a oportunidade de participar de um dia de “Vivência de campo” no assentamento João Batista no município de Castanhal, com a visita à experiências agroecológica no território das famílias.

 

WhatsApp Image 2018-04-27 at 11.03.05.jpeg

*Com informações da UEPA.
**Editado por Iris Pacheco