O fruto da árvore sagrada do sertão, o umbu, poderá ser encontrado na Feira

Além de ser a base para a produção de doces, geleias, sorvete e sucos o umbu é o alimento para as diversas aves, animais domésticos, caprinos e ovinos no semiárido

 

photo5037425193265506249.jpg
Foto: Comunicação MST 

 

Por Comunicação do MST Bahia 
Da Página do MST 

No norte da Bahia, assentadas e assentados produtores de umbu comemoram o início da safra da fruta. Neste começo do ano com o período da chuva, a safra tem sido abundante.

Conhecida como a grande árvore sagrada do sertão, o umbuzeiro é uma árvore frutífera nativa do semiárido brasileiro.

Seu fruto, o umbu, além de ser a base para a produção de doces, geleias, sorvete e sucos para a população local, na cadeia produtiva é o alimento para as diversas aves, animais domésticos, caprinos e ovinos do semiárido. 

O assentado José Severo, comenta sobre o processo dessa árvore simbolo da resistência camponesa no sertão nordestino. 

photo5037425193265506250.jpg
O umbuzeiro, a grande árvore sagrada do sertão.
Foto: Comunicação MST

“O umbuzeiro tem uma grande importância para nós trabalhadores/as nordestinos/as, pois é uma árvore símbolo de resistência e sabedoria. Ao passar um longo período de estiagem suas folhas caem e tornam-se cinzas, porém ainda viva. Quando a chuva chega mostra sua beleza e sua força, é o exemplo que ela nos dá de luta e resistência,” explica seu José, que reside no Assentamento Canaã, município de Remanso, no norte da Bahia.

A colheita dos frutos é feita manualmente e ainda “de vez” – quanto está quase madura –, para facilitar o transporte, que ocorre em caixas ou sacos até o centro do consumidor. Quando comercializado, o umbu se constitui em uma importante fonte de renda para o sustento das famílias Sem Terra do semiárido, principalmente nos longos anos de estiagem, mantendo uma estreita relação sócio – econômica com a população, que envolve a alimentação humana e animal.

No semiárido baiano o umbuzeiro tem apenas uma safra por ano. Até o final de abril, quando termina a colheita, cada árvore chega a produzir uma média de 300 quilos de umbu. É uma fonte de riqueza natural que contribui a cada dia para a geração de renda das famílias rurais.

A Feira Nacional da Reforma Agrária, que está em sua terceira edição na cidade de São Paulo, tem ajudado a ampliar a circulação dessa produção e assim levar novos saberes e sabores para outras pessoas. O umbu será um dos produtos comercializados no local. Vindo diretamente do norte da Bahia para São Paulo, o umbu representa mais do que um alimento, coloca a relação entre o saber popular, a luta pela terra e uma vida saudável.

*Editado por Iris Pacheco