Saberes, sabores e cultura popular

Feira do MST incorpora poesia, música e culinária da terra
photo_2018-05-04_10-35-26.jpg

 

Por Mariana Castro
Da Página do MST
Foto: Matheus Alves

 

Durante todos os dias da 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontece entre 3 e 6 de maio no Parque da Água Branca, em São Paulo, os visitantes têm o prazer de almoçar pratos típicos de qualquer região do país, ao som de expoentes da música e poesia popular. 
 

As apresentações acontecem no palco Culinária da Terra, estrategicamente localizado em frente às grandes mesas coletivas, em meio à natureza.
 

Nesta sexta-feira (4), por exemplo, o espaço recebeu o grupo Trem de Cordas, Karina França, além de repentistas diversos, o Slam do Grito e Crônica Mendes, rapper que propõe a diversidade e a crítica social por meio da música. A programação do palco Culinária da Terra segue até o final da Feira, reunindo uma diversidade de atividades todos os dias. A diversidade se faz presente no próprio espaço, com a presença de jovens, idosos e crianças que comemoram a cada troca de ritmo.
 

“Sempre visitamos o Parque da Água Branca, fazemos curso por aqui, mas é ainda mais especial quando o MST vem e traz essa maravilha da terra. Além disso, as comidas sem agrotóxicos, a música… Adoraria que estivessem aqui até mais vezes”, explica Junia Mariza, acompanhada da amiga Mirian Lopes.
 

Incorporar poesia, música e alimentação da terra é a essência do projeto de Reforma Agrária Popular proposto pelo MST, por isso pulsam em todos os espaços organizativos do Movimento. 
 

Na Feira, é possível sentir vibrar essa dinâmica com a união de todas as regiões, entre um xote, uma moqueca e um chimarrão.
 

Acompanhe o especial da 3ª Feira da Reforma Agrária.
 

*Editado por Gustavo Marinho