MST respalda eleições e rechaça declarações contrarias a Revolução Bolivariana

Em nota, o MST declara que o resultado das eleições é uma vitória popular

 

Da Página do MST

 

Com 67,7% dos votos válidos, Nicolas Maduro, foi reeleito para mais seis anos de mandato. As eleições aconteceram neste último domingo (20) e mobilizou o povo venezuelo em mais um ato político e democrático, onde foi reafirmada a Revolução Bolivariana.

Em nota, o MST declara que o resultado das eleições é uma vitória popular, “apesar de todas as formas de boicote, pressões e ameaças nacionais e internacionais somadas à propaganda midiática para deslegitimar as eleições”.

Confira a nota na íntegra.

NOTA DE RESPALDO E SOLIDARIEDADE À REVOLUÇÃO BOLIVARIANA

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vem a público prestar toda a sua solidariedade ao povo venezuelano neste momento de acirramento da conjuntura que o país enfrenta.

A Venezuela deve ser respeitada no seu exercício pleno do direto constitucional para exercer de maneira soberana seu processo eleitoral.

No dia 20 de maio, a Venezuela demonstrou mais uma vez que a batalha pela democracia é uma batalha permanente. O resultado das eleições foi uma vitória popular. Apesar de todas as formas de boicote, pressões e ameaças nacionais e internacionais somadas à propaganda midiática para deslegitimar as eleições, o povo venezuelano foi às urnas e elegeu seu candidato, em um país onde o voto não é obrigatório.

Rechaçamos total e completamente as declarações dos governos e organismos internacionais, como a OEA (Organização dos Estados Americanos), de não reconhecer o processo eleitoral.

Os EUA ao declarar o aprofundamento das medidas de sanções econômicas contra a Venezuela, um dia após seu o exercício democrático e soberano, demonstra claramente o papel de ingerência e autoritarismo sobre qualquer nação que não esteja alinhada aos seus interesses.

Os governos da região que não reconhecem as eleições na Venezuela, como o golpista Temer, no Brasil, Henrique Peña Nieto, no México, Juan Manuel Santos, na Colômbia, entre outros, são governos claramente subordinados as politicas estadunidenses, que quer impor sua hegemonia na geopolítica latino-americana.

Declaramos uma vez mais o nosso total apoio e solidariedade ao povo venezuelano e ao governo de Nicolás Maduro e rechaçamos todos os governos de países e organizações internacionais que desconhecem o exercício da democracia na Venezuela.

Agora, mais do que nunca, é necessário colocar em marcha o aprofundamento da Revolução Bolivariana, possibilitando a mais ampla participação popular para que Venezuela siga triunfando.

O MST está disposto a seguir redobrando seus esforços em apoio à pátria hermana Venezuela.

São Paulo, 23 de maio de 2018
Direção Nacional do MST