UFMT é ocupada por Sem Terra em Jornada Universitária

O objetivo é colocar em pauta a discussão da Reforma Agrária e as questões que circundam essa temática.

WhatsApp Image 2018-06-01 at 13.18.00.jpeg

 

Da Página do MST

 

Cerca de 70 Sem Terras acampados e assentados do MST montaram um acampamento na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para participarem da Jornada Universitária (JURA), que aconteceu entre os dias 28 e 30 de maio, em Cuiabá.

Os militantes, além de participarem das mesas de debates, realizaram também uma pequena feira de produtos da Reforma Agrária e de livros, produtos estes advindos de vários assentamentos e acampamentos de Mato Grosso e de outros estados do pais.

A Jornada já acontece há cinco anos, em âmbito nacional, em mais de 50 universidades e institutos federais. Esse é o primeiro ano que a UFMT realiza a atividade. O objetivo é colocar em pauta a discussão da Reforma Agrária e as questões que circundam essa temática.
 

WhatsApp Image 2018-06-01 at 13.18.29.jpeg

“Então a gente, além da Reforma Agrária Popular, está discutindo a criminalização dos movimentos sociais, o golpe de 2016, a educação no campo, os 50 anos de pedagogia do oprimido de Paulo Freire, com mesas redondas, palestras, oficinas, discutindo também a saúde no campo”, explica Vanderly Scarabeli, da direção do MST no estado..

O acampamento do MST instalado na universidade quer dar visibilidade para as questões referente à Reforma Agrária no pais, mas também mostrar para a sociedade que a universidade pública é do povo e para o povo.

Vanderly conta que enquanto conversava com as pessoas que estavam acampadas no local, ouviu relatos de camponeses que queriam estudar na universidade, mas que, devido às condições de onde moram, estes sujeitos acabam por não fazerem um curso superior.

Além das mesas de debates, feira de produtos da Reforma Agrária, a JURA contou também com a participação da Prof.ª Anita Prestes que veio lançar seu livro “Olga Benário – uma comunista nos arquivos da Gestapo”.

 

 

*Editado por Rafael Soriano