UFES realiza Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Na programação da Jornada nos dois campi estão propostas atividades de formação, mesa de debate, filmes, aulões, teatro e marchas.

jura ufes.jpg

 

Por Comunicação MST/ES

 

A Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) realiza nos dias 20 a 22 de junho mais uma Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA). O evento acontecerá no campus de Goiabeiras em Vitória (IV Jornada) e no CEUNES em São Mateus (III Jornada).

Como parte da programação dessa edição da JURA, foi realizado no dia 17 de maio a Oficina de Mística em preparação para as atividades da jornada. Para Sanuza Motta, assentada que ministrou a oficina, a mística nos ajuda a cultivar a causa e a sustentar a luta pela emancipação da classe trabalhadora, ela é a própria participação popular nas marchas, nos confrontos com a polícia, nas reivindicações por justiça e por direitos.

“Alimentar a mística é manter uma abertura curiosa à realidade, desenvolver uma sensibilidade frente aos limites do nosso conhecimento, redimensionar sempre a riqueza da experiência”, ressalta a assentada Sanuza Motta.

Para Renata Moreira, do coletivo de Formação do MST, a JURA surge da necessidade de ampliar o debate da questão agrária junto à universidade, dialogando os temas da Reforma Agrária e da luta pela terra, e evidenciando a construção de um projeto de Reforma Agrária Popular para o campo.

“A JURA coordena as várias ações de pesquisa e extensão que já ocorriam em muitas universidades para potencializar os debates necessários. A cada ano mais pesquisadores, estudantes, extensionistas e militantes dos movimentos sociais se somam a este processo de construção coletiva. Na edição anterior, conseguimos atingir mais de 70 universidades em 24 estados da federação”, afirma Renata

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na UFES é uma organização das turmas da Licenciatura em Educação do Campo, da pós-graduação em Política Social, do Grupo de Estudos Marxistas da Dependência, do Coletivo Anatália de Melo, do Coletivo Casa Verde, do Levante Popular da Juventude, das Brigadas Populares, dos estudantes do curso de Serviço Social da UFES, do MST e do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).

Na programação da Jornada nos dois campi estão propostas atividades de formação, mesa de debate, filmes, aulões, teatro e marchas. Durante as atividades propostas, acontecerá paralelamente a Feira cultural, espaço para sementes, mudas, alimentos, artesanatos, livros da editora Expressão Popular e outros produtos.

Confira a programação nos dois campi:

Programação em Goiabeiras:
Abertura no dia 20/06/2018 a partir das 19:00 h – Cine Metrópolis
1.    Filme massacre em Eldorado dos Carajás e debate.
2.    Debate: O golpe na democracia, criminalização dos movimentos sociais e violência no campo.

Dia 21/06- 16 às 21h (com intervalo de 1 hora) – Auditório Manoel Vereza
1.    “Aulão”– 200 anos de Marx e atualidade do marxismo como instrumento da luta de classes – das 16 às 18horas.
2.    Debate: A Defesa da Água, da Agroecologia e da Reforma Agrária Popular – das 19 às 21h.

Dia 22/06- 16 às 21h (com intervalo de 1 hora) – Auditório Manoel Vereza
1. Vídeo debate: O Protagonismos das Mulheres nas Lutas Camponesas na América Latina – 16hs a 18 h.
2. Teatro Jornal e Feira cultural – 19hs a 21h.

Programação em São Mateus:
Dia 20 de junho – Quarta feira – 18:30h as 22:00h
– Abertura da Jornada
– Tema: Questão Agrária e o papel das mulheres e da juventude na construção da Reforma Agrária Popular: contexto, desafios e perspectivas

Dia 21 de junho – Quinta feira – 18:30h as 22:00h
Tema: Desafios da Educação pública em tempos de golpe e resultados do Fonec 2018

Dia 22 de junho – Sexta feira – 7:30h as 11:30h
Tema: O legado de Karl Marx e a vitalidade do seu pensamento no século XXI

 

 

*Editado por Rafael Soriano