Município do Paraná vira cidade-irmã de Beitunia

O acordo foi assinado na escola do Assentamento Valmir da Mota, recém-inaugurada após funcionar por anos como escola itinerante do MST
Foto_ assessoria paulo porto (4).jpg
Fotos: Assessoria do Vereador Paulo Porto

 

Por Geani Paula*  
Da Página do MST

 

Na última sexta-feira (22), aconteceu na Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, localizada no assentamento Valmir Mota, em Cascavel, a assinatura de um importante tratado para o município de Cascavel e para Beitunia, uma cidade Palestina localizada a três quilômetros a oeste de Ramallah e a 14 quilômetros ao norte de Jerusalém.

O acordo torna oficialmente  a cidade de Cascavel irmã da cidade palestina. O gesto está previsto na Lei Municipal nº 6.848, de maio deste ano, que foi aprovada na Câmara de Vereadores após um longo caminho que começou a ser percorrido em 2016, com a Missão de Solidariedade Brasileira à Palestina e, na sequência, com uma missão de líderes políticos de Beitunia a Cascavel.  A celebração contou com a presença do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben e dos prefeitos de Cascavel e Beitunia, Leonaldo Paranhos e Ribhi Dola. Além, de vereadores e secretários do município brasileiro, também uma comitiva de Palestinos que acompanham o prefeito em viagem no Brasil.

 

Foto_ assessoria paulo porto (2).jpg
Fotos: Assessoria do Vereador Paulo Porto

A cidade de Beitunia tem uma população que precisa do nosso sentimento, do nosso empenho e do nosso amor e, a partir de agora, os sofrimentos e as angústias daquele povo, serão as nossas angústias e os nossos sofrimentos, porque é assim que queremos olhar para o mundo; declarou o prefeito Leonaldo Paranhos.

“Uma coisa eu aprendi la na Palestina, nada descreve, você precisa ir lá para ver. E quando eu perguntava o que nós poderíamos fazer para colaborar com o povo da Palestina, todos falavam assim, contem ao mundo o que você viu, explique o que acontece na Palestina. Ai eu voltei para Cascavel com uma missão, para falar da
Palestina para quem eu pudesse, e isso eu tenho feito de maneira incansável”, relatou o vereador Paulo Porto.

Esse intercâmbio fortaleceu laços de amizade entre os povos e abriu caminho para acordos, programas, convênios culturais e econômicos, troca de informações e a difusão em ambas as comunidades de obras culturais, turísticas, desportivas, políticas e sociais, entre outras ações que são os princípios que sustentam a declaração de irmandade e projetam a aproximação entre as cidades.

“Essa não é uma irmandade entre o prefeito de Beitunia e o prefeito de Cascavel, é uma irmandade entre o povo de Cascavel e o povo da Palestina. Os cargos políticos isso vai mudar, mais o povo permanecerá. E esse é o nosso objetivo da irmandade, que tenha continuidade entre os dois povos”, disse o Prefeito de Beitunia, Ribhi Dola.

 

*Com informações de texto: Portal da Prefeitura de Cascavel