Nota do MST no Pará: Deca Vive!

Um dos jovens mais atuantes no Coletivo Estadual de Juventude, Deca iniciou sua militância quando ingressou na primeira turma de Técnico em Agropecuária.

WhatsApp Image 2018-07-01 at 10.51.18.jpeg

 

Da Página do MST

 

Com grande pesar nos deixa hoje o nosso camarada e amigo Francisdercio Reis de Oliveira, Deca, o menino de sorriso alegre e entusiasmado que revirava o mundo de ponta-cabeça. O palhaço mais corajoso das fileiras desta organização, que dedicou toda sua juventude na luta pela emancipação e dignidade do povo Sem Terra.

Um dos jovens mais atuantes no Coletivo Estadual de Juventude, Deca iniciou sua militância quando ingressou na primeira turma de Técnico em Agropecuária, pelo Instituto Federal do Pará. Já nesse espaço Deca se mostrava um ser humano extraordinário, sempre preocupado com o coletivo, buscava problematizar e compreender o mundo que o cercava, e principalmente atuava para transformá-lo.

Logo passou a atuar na direção dos acampamentos da região de Marabá, atuando na frente de massas e no setor de produção. No Acampamento Hugo Chávez, lugar em que decidiu fixar morada junto a família, deu aula de Agroecologia para jovens e crianças, mas seu traço singular eram suas oficinas de palhaço, suas toadas de tambor, seu gingado na capoeira, mostrando que a sensibilidade e a arte também devem ser a marca de um grande Revolucionário.

Nos últimos 4 anos atuou como dirigente de seu acampamento, sempre mostrando coerência e compromisso aos princípios do nosso movimento. Em 2016 descobriu um câncer epidérmico, mas sempre seguindo com fé e confiança na sua recuperação. No último mês foi para Minas Gerais onde havia iniciado o tratamento, foi quando descobriu que o câncer havia se espalhado pelo corpo e que já não reagia mais aos tratamentos. Até seus últimos dias foi forte, lutando para sobreviver, mas na tarde de hoje ele nos deixou, com um olhar calmo, sabendo que cumpriu bem seu papel da vida. Aos 31 anos, Deca deixa seus filhos, esposa e todo uma família Sem Terra. Fica legado de força e coragem para a juventude Sem Terra.

Suas vibrantes palavras ressoam hoje nos gritos de ordem dos jovens sem terra que se mobilizam para prestar a última homenagem a esse grande exemplo de militante. seu exemplo e seu legado seguirá presente nas palavras e na ação de todos os que lhe conheceram e que conhecerão sua memória, demonstrado pelas extraordinárias mostras de solidariedade, afeto e respeito recebidas de amigos, familiares, professores e companheiros de movimento.

Te levaremos conosco em cada ocupação, greve, insubordinação ou qualquer movimento da classe trabalhadora rumo à sua libertação.

Deca, vive! SEMPRE E SEMPRE!!

30 de junho de 2018.
Coordenação Estadual do MST- PA

 

 

*Editado por Rafael Soriano