Sem Terra reocupam a Fazenda Campo do Pó, no Extremo Sul da Bahia

A área de 3.763 hectares foi ocupada pela primeira vez no mês de abril deste ano durante a Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária
IMG_20180705_170342_240 (1).jpg
Divulgação MST 
 
 
Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Pagina do MST
Na madruga da última quarta-feira (27), cerca de 50 famílias Sem Terra, reocuparam a fazenda Campo do Pó, localizada no município de Nova Viçosa, Extremo Sul baiano.
 

Logo após a reocupação, os trabalhadores reiniciaram os trabalhos nas lavouras para garantir a produção da terra.

Os Sem Terra denunciam o poder Judiciário local que não tem levado em consideração as denúncias feitas pelos trabalhadores de que o latifúndio não cumpre sua função social, principalmente estando localizado numa região onde existem centenas de famílias desempregadas em busca de terra para plantar e produzir.
 

Além disso, durante o processo de reocupação e reconstrução do acampamento, os trabalhadores apontaram o modelo de produção do agronegócio como responsável pelo aumento do êxodo rural e dos índices de desigualdade social no país.

 

Histórico

 

IMG_20180705_170335_540.jpg
Divulgação MST 

A área de 3.763 hectares foi ocupada pela primeira vez no mês de abril deste ano durante a Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária. A ocupação durou até maio, mês em que os Sem Terra receberam uma liminar de despejo.

Em relação a atual situação de conflito pela área, a direção do MST na Bahia avalia que existem – por parte do poder público – práticas que atentam contra os direitos humanos e que ferem os princípios da Constituição Federal.

Os Sem Terra afirmam que só sairão da área caso haja um novo decreto de desapropriação.

 
 
 
*Editado por Maura Silva