Em ato que antecedeu o Foro de São Paulo, militantes pedem a liberdade de Lula

Criado em 1990, o Foro de São Paulo é uma conferência que reúne mais de 100 partidos e organizações de esquerda e centro-esquerda da América Latina e do Caribe

 

Da Página do MST 

 

Começou hoje (15) em Havana, o XXVI Encontro do Foro de São Paulo. Durante quatro dias capital cubana será anfitriã dos partidos de esquerda e movimentos progressistas latino-americanos. 

“Em Cuba exigimos liberdade agora”

 

IMG_6229.jpg
Gilmar Mauro, direção nacional do MST 

Ontem (14) os manifestantes realizaram um ato ecumênico de solidariedade ao povo brasileiro. A atividade organizada na Igreja Batista Ebenezer de Marianao contou com a presença de organizações cubanas, movimentos populares da América Latina e população local.

Os manifestantes exigiram sua liberdade imediata e denunciaram sua prisão arbitrária, além disso, reafirmaram seu direito de se candidatar a um terceiro mandato e frisaram o processo de retiradas de direitos qual o país passa desde 2016. 

“A luta pela soltura imediata de Luiz Inácio Lula da Silva não significa só gesto de solidariedade ao presidente mais popular do Brasil. Significa também um gesto de solidariedade a todos brasileiros e brasileiras. Um gesto de exigência para que se respeite a justiça, pilar básico de qualquer sistema fundamentalmente democrático”, afirmaram em documento. 

O Foro também convocou todas e todos para a luta diante do atual cenário brasileiro: “Lula é um preso político em um país em que o estado de direito está em crise, com o país à deriva, com o aumento da ascensão dos riscos de naufrágio, é imperativo retomar com urgência o rumo da normalidade. E isso só será possível através de eleições livres que representam a vontade popular. Nos somamos a luta contra a arbitrariedade contra Lula. Exigimos sua liberdade e diante do atual cenário convocamos todo o povo para defender Lula e a democracia no Brasil”.  

Saiba mais sobre a conferência aqui.

 

foro_de_sao_paulo122784.jpg