Ceará realiza a 10° edição do Encontro Estadual de Educadores e Educadoras do MST

Durante a programação da atividade serão discutidos temas relacionado à analise de conjuntura política e agrária e as consequências do golpe na educação
IMG_9736.JPG
Divulgação MST 

 

Por Aline Oliveira 
Da Página do MST 

 

Cerca de 300 educadores e educadores se reuniram nesta terça-feira (17), na Escola do Campo Patativa do Assaré, no assentamento Santana da Cal, no município de Canindé, Ceará, para o 10° Encontro Estadual de Educadores e Educadoras do MST. 

Durante a programação da atividade serão discutidos temas relacionado à analise de conjuntura política e agrária e as consequências do golpe na educação, a construção de projetos políticos pedagógicos nas escolas, os desafios de elaboração da pedagogia libertadora, a temática da agroecologia, dentre outros. 

 

IMG_9786.JPG
Divulgação MST 

“O 10° EERA é um espaço de muitas trocas de experiências e de socialização dos saberes. Ao longo dos últimos 10 anos temos nos desafiado a construir esse espaço por entender que nossos educadores e educadoras tem um papel fundamental na implementação de um projeto político pedagógico que faça a diferença na vida dos educandos, afirma Andreia Castro, dirigente do setor de educação do MST Ceará.

Já para Erivando Barbosa, diretor da Escola do Campo Patativa do Assaré, o encontro dos educadores e educadoras é um espaço importante na formação dos sujeitos. “A gente tem o entendimento de que a educação é uma arma poderosa e fundamental na luta de classes, através da educação formam seres humanos críticos e participativos que são modificadores da realidade”, enfatizou.

Ainda segundo Castro: “esse encontro tem sido este espaço de formação, de preparação de educadores, camponeses e camponeses para o fortalecimento da luta pela Reforma Agrária Popular e, principalmente, na luta por uma educação pública de qualidade”.

O Encontro segue até a próxima sexta-feira (20).