Vigília Lula Livre recebe visita de jovens artistas do MST

Os jovens fizeram um cortejo até a sede da Polícia Federal, em Curitiba, com diversas manifestações artísticas e culturais
photo5084765396543842263.jpg
Juventude do Curso de Arte e Cultura.

 

Por Antonio Kanova
Da Página do MST

Fotos: Juliana Adriano

Na manhã desta última sexta-feira (20), 78 jovens do I Curso de Arte da Região Sul deram “Bom Dia” ao presidente Lula, na vigília Lula Livre, em Curitiba, no Paraná.

A atividade faz parte do cronograma de aulas e intervenção prática do curso, que acontece na Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA). 

Na vigília, os jovens fizeram um cortejo até a proximidade da sede da Polícia Federal regado por canções, intervenções teatrais, dança e muita espirito de luta, com o objetivo de reafirmar a inocência e exigir a liberdade de Lula. 

Arte também é luta

“A nossa participação no ‘Bom Dia’ ao presidente é para mostrar politicamente que a arte também é uma forma de luta e que nós jovens estamos na defesa da bandeira Lula Livre”, explicou Roan Teixeira, educando do curso de arte.

photo5084765396543842264.jpg
“Bom dia” ao presidente Lula.

Na perspectiva de pensar a arte como essa ferramenta e que deve ser usada para fortalecer e animar a militância, as intervenções práticas têm ajudado no aprimoramento desse processo, pois não estão deslocada das linhas de atuação do conjunto da classe trabalhadora.

Nesse sentido,  Edson Paulo, educador da oficina de teatro e integrante do grupo de teatro Buraco do Oraculo, acredita que a participação dos jovens do curso na luta pela liberdade de Lula motiva a prática do conhecimento adquirido no curso. 

Outras atividades

Além do “Bom dia” ao presidente, os jovens realizaram visitas ao museu Oscar Niemeyer, a Cinemateca e ao Conservatório de MPB, em Curitiba. Essas atividades fazem parte da programação do curso que além de propiciar oficinas artísticas prevê a ida a espaços culturais para conhecerem as diferentes linguagens artísticas e se apropriar delas.  

photo5084765396543842265.jpg
“A arte também é uma forma de luta”,
explica Roan.

“Conhecer a arte, olhar os espaços onde elas foram produzidas e criadas é fundamental para compreender todo o processo de produção […], desde as ferramentas até as obras em si, finalizadas e expostas. Isso contribui para que a gente conheça e acesse uma diversidade de linguagens”, afirmou Sylviane Guilherme, do setor de cultura do MST. 

Para muitos, as visitas foram a primeira oportunidade de conhecer espaços culturais. A educanda, Ana Paula (20), conta que foi uma nova experiência com novos aprendizados. “Conhecer esses espaços facilita que tenhamos outro olhar para as artes, ajudando a pensar nossos espaços e a construir a arte e a cultura na nossa comunidade”, completou. 

O curso continua até o próximo sábado (28/7), intercalando o conhecimento teórico com oficinas e atividades práticas, para elevar e qualificar a produção artística e cultural.

Editado por Wesley Lima