“Queremos que todas as crianças possam ser felizes e livres”, afirma Manifesto das Crianças Sem Terrinha

As crianças reafirmaram a luta pela alimentação saudável, pelos direitos das crianças e contra todo tipo de preconceito e desrespeito com as pessoas
Elitiel 005.jpg
Lançamento do Manifesto durante o Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha. Foto: Elitiel Guedes
Por Gustavo Marinho
Da Página do MST
 
Reafirmando a disposição das crianças na luta e na construção do projeto de Reforma Agrária Popular, as 1200 crianças vindas dos mais diversos acampamentos e assentamentos de todo o Brasil, lançaram o Manifesto das Crianças Sem Terrinha durante o Encontro Nacional, que ocorre em Brasília até o próximo dia 26.
 
“Fizemos esse Manifesto das Crianças Sem Terrinha, para juntas com as demais crianças, lutarmos por nossos direitos e crescermos num mundo sem desigualdade social e sermos felizes”, destaca trecho do Manifesto apresentado pelas crianças Sem Terrinha durante a manhã desta terça-feira (24).
 
Reunindo os coordenadores e coordenadoras Sem Terrinha de todos os estados presentes no Encontro, as crianças reafirmaram a luta pela alimentação saudável, pelos direitos das crianças e contra todo tipo de preconceito e desrespeito com as pessoas.
 
Confira abaixo o Manifesto na íntegra:
 
MANIFESTO DAS CRIANÇAS SEM TERRINHA 
 
Quem são vocês? Os Sem Terrinha outra vez!
O que que traz? A vitória e nada mais!
Essa onda pega? Essa onda já pegou!
Pra anunciar: que o Sem Terrinha já chegou!
 
Nós, Crianças Sem Terrinha, realizamos o nosso 1º Encontro Nacional em Brasília, de 23 a 26 de julho de 2018. Estamos bem felizes!!! 
 
Desde 1994, todos os anos, fazemos em nossos estados a Jornada Nacional das Crianças Sem Terrinha. Há algum tempo, preparamos o Encontro, conversamos com muitas crianças sobre como é a vida em nossos assentamentos e acampamentos. A gente brinca, grita, canta, estuda e também luta. Por isso, viemos para esse Encontro gritando: “Sem Terrinha em Movimento: brincar, sorrir, lutar por Reforma Agrária Popular!”. 

Elitiel 006.jpg
Foto: Elitiel Guedes
O Encontro é um espaço pra gente conhecer muitas crianças Sem Terrinha e crianças de outros movimentos populares do campo e da cidade do Brasil e de outros países. Já conhecemos a história de luta das crianças da Palestina, da Síria, do Haiti, de Cuba e da Venezuela. Queremos que todas as crianças do Brasil e do mundo possam ser felizes e livres, soltar pipa, jogar bola, brincar de roda e estudar. 
 
Fizemos esse Manifesto das Crianças Sem Terrinha, para juntas com as demais crianças, lutarmos por nossos direitos e crescermos num mundo sem desigualdade social e sermos felizes. 
 
SOMOS SEM TERRINHA! 
 
Sou Sem Terrinha do MST, 
acordo todo dia pra Lutar, você vai ver!
 
Somos Crianças Sem Terrinha do MST! Somos filhos e filhas das famílias Sem Terra, moramos nos acampamentos e assentamentos de Reforma Agrária. Junto com nossos pais ocupamos terra para ter alimentos, casa para morar, lugar de brincar e ser feliz. 
 
Ajudamos nossa família com os trabalhos da roça e a cuidar dos animais. Gostamos de comer os alimentos que plantamos. Queremos alimentação saudável nas escolas do campo, com lanches de qualidade. Gostamos de morar e dormir na roça!
 
Participamos das atividades, de lutas e reuniões e estudamos no campo. 

Elitiel 009.jpg
Foto: Elitiel Guedes
Ser Sem Terrinha é muito legal! Brincamos na Ciranda Infantil, tomamos banho de rio, soltamos pipa, pulamos corda, brincamos de esconde-esconde, pega-pega, jogamos bola, donas da rua e até bolinhas de gude.
 
Gostamos da natureza, de olhar para o céu, brincar com as nuvens, sentir o vento. Gostamos de aprender como uma semente germina na terra, como que a plantinha cresce, como a terra pode ser linda e nos dar alimentos gostosos.
 
 
Por tudo isso, organizamos esse nosso 1° Encontro Nacional pra dizer que temos o direito de viver bem. E vamos lutar pelos nossos direitos, junto com nossos pais, com o MST e com outras crianças do Brasil e do mundo.
 
LUTAMOS PRA SER FELIZ!
 
Ser criança é ser feliz
Pra ser feliz tem que brincar
pra brincar tem que sorrir,
 pra sorrir tem que lutar!
 
Lutamos por terra e Reforma Agrária Popular, que é dividir a terra, para que as famílias possam ter educação, saúde e cultivar alimentos saudáveis. Em nossos assentamentos e acampamentos já temos a produção de alimentos orgânicos, agroecológicos e tem até agroflorestas, com muita coisa bonita pra ver e pra comer. Produzimos diversos alimentos gostosos e sem veneno: banana, feijão, macaxeira, melancia, arroz, cana de açúcar, legumes, etc. 
 
Estamos aprendendo a preservar o meio ambiente, a cuidar melhor do lixo e vamos cuidar das matas, das florestas e dos nossos assentamentos e acampamentos. 
 
Ainda não fizeram a Reforma Agrária do jeito que precisa, mas nós vamos ajudar a fazer! 
 
É preciso melhorar nossas condições de vida no campo e também na cidade. Nós queremos que as crianças da cidade também comam comida sem veneno! 
 
Lutamos por nossos direitos, que não são cumpridos: nossas estradas são ruins e esburacadas; o transporte escolar quase sempre quebra e entra muita poeira; muitas escolas estão sendo fechadas e outras são longe de nossas casas; falta material e temos poucos livros pra ler.

Elitiel 007.jpg
Foto: Elitiel Guedes
As escolas do campo precisam ter melhores condições. Queremos que sejam construídas quadras de esportes, refeitório e parquinho infantil, que o pátio das escolas seja grande pra podermos brincar. A alimentação das escolas precisa melhorar, ter mais produção da reforma agrária e da agricultura camponesa familiar. 
 
Queremos que nossas escolas sejam bonitas e agradáveis, que tenham hortas, aulas de espanhol, biblioteca, música, dança, teatro, desenho, pintura, que sejam seguras e boas de estudar. Queremos assistir filmes e poder fazer passeios pra conhecer outros lugares, outras artes, outras pessoas. Lutamos para garantir uma educação que faça parte da vida do campo, nos respeite como crianças e que respeite as populações do campo e da cidade. 
 
Lutamos contra os preconceitos, o desrespeito com as pessoas e por igualdade de direitos.
 
Com nossos pais e com o Movimento, lutamos por escola; moradia digna; cooperativas; acesso à luz, água boa e encanada; postos de saúde também com tratamento natural; transporte escolar. Nós queremos tudo isso para que todo mundo tenha uma vida digna.
 
Lutamos por terra, escola, saúde e educação, desses direitos não abrimos mão!
 
SEM TERRINHA EM MOVIMENTO: 
BRINCAR, SORRIR, LUTAR POR REFORMA AGRÁRIA POPULAR!