Durante passeio cultural em Brasília, Sem Terrinha entregam manifesto no MEC

De mãos dadas, formando uma grande ciranda, o sorriso e a energia dos Sem Terrinha ocupou a Praça dos Três Poderes

 

elitiel.jpeg
Crianças Sem Terrinha chegando na Praça dos Três Poderes. Foto: Elitiel Guedes 

 

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Balões, pipas, bonecos, bandeiras… Com todas as cores e irreverência, as crianças Sem Terrinha realizaram durante a manhã desta quarta-feira (25), o passeio cultural por Brasília.

Durante a atividade, em passagem pelo Ministério da Educação, as crianças leram e entregaram o Manifesto das Crianças Sem Terrinha, denunciando o fechamento de escolas nas áreas de Reforma Agrária e em defesa da educação do campo.

“Depois de dois anos de processo de elaboração do manifesto, este é o momento esperado pelas crianças Sem Terrinha para conhecer um pouquinho de Brasília, mas principalmente entregar ao MEC o resultado dessa construção coletiva delas”, explicou Marcia Ramos, da Coordenação Nacional do MST.

juliano..jpeg
No MEC, Sem Terrinha entrega manifesto.
Foto: Juliano Vieira

O passeio integrou a programação do I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha, que tem como lema “Sem Terrinha em Movimento: Brincar, Sorrir, Lutar por Reforma Agrária Popular”, que desde a última segunda (23) reúne em Brasília cerca de 1200 crianças de todos os estados onde o MST está organizado.

De acordo com Márcia, que também é uma das educadoras do Encontro o Manifesto expressa a vivência das crianças nos acampamentos e assentamentos de todo o país. “Neste momento de golpe, é preciso mostrar que todas as pessoas têm direito de se expressar, inclusive as crianças. Essa também é uma forma de contrapor o conservadorismo extremado e projetos que apontam para o retrocesso, como a Escola Sem Partido, o fechamento das escolas no campo e as investidas do agronegócio”, aponta.

As brincadeiras, palavras de ordem e as músicas das crianças Sem Terrinha tomaram conta da Esplanada dos Ministérios durante o passeio que, após passagem no Ministério da Educação, seguiu para a Praça dos Três Poderes, onde as crianças realizaram intervenções culturais na defesa da educação e da Reforma Agrária.

juliana.jpeg
A grande ciranda na Praça dos Três Poderes. 
Foto: Juliana Adriano

De mãos dadas, formando uma grande ciranda, o sorriso e a energia dos Sem Terrinha ocupou a Praça dos Três Poderes que, ao final do passeio, afirmou a coletividade e a disposição das crianças na construção da Reforma Agrária Popular.

Balões levaram aos céus faixas que reivindicavam educação e Reforma Agrária, aplaudidos pelos Sem Terrinha que, em ciranda, cantavam “pode bater o pé e levantar poeira, que os Sem Terrinha não estão de brincadeira”.

O Encontro que segue até a próxima quinta-feira, debateu como temas centrais os direitos das crianças e a luta por uma alimentação saudável, com uma série de oficinas, debates e atividades culturais.

Leia o Manifesto dos Sem Terrinha na íntegra aqui.

Acompanhe todas as informações do Encontro em nosso especial

luiz fernando.jpeg.jpeg
Foto: Luiz Fernando

*Editado por Iris Pacheco