Cuba comemora 65 anos do 26 de julho, o Dia da Rebeldia Nacional

Vitoria das idéias: episódio de assalto a quarteis militares foi fundamental para impulsionar o sentimento de libertação nacional na população cubana.

 

 

Por Brigada do MST em Cuba
Da Página do MST

 

Neste ano de 2018 no dia 26 julho comemora-se os 65 anos do assalto aos Quartéis Moncada, em Santiago de Cuba e Carlos Manuel de Céspedes, em Bayamo.

Desde o inicio da semana estão sendo realizadas atividades político-culturais em comemoração aos 65 anos do assalto ao Quartel Moncada, concentrando-se principalmente nas províncias de Bayamo, Granma, Pinar Del Rio e a principal em Santiago de Cuba, onde, no dia 24 julho, ocorreu no teatro Heredia uma homenagem ao líder Historia Fidel Castro.

Nesta quinta-feira (26), ocorrem atividades na praça da Revolução Antonio Maceo, Caravana com brigadas internacionais e homenagens ao heroi Nacional Jose Martí, ao Lider da Revolução Fidel Castro, ao Pai da Pátria Carlos Manuel Cespedes e a Mariana Grajales considerada a mãe dos cubanos.

O dia da Rebeldia Nacional em Cuba resume o espírito libertário e soberano de um país, que ao longo de sua historia tem construído um projeto social cujo pilar mais solido é a unidade de todo o povo, muito bem expressada nas palavras do filosofo e medico Wikie Delgado Correa.

“O tempo passou e 65 anos depois esses eventos são carne da nossa realidade política, social e histórica. Eles vivem na me

Para o filosofo e amigo do MST, Gilberto Valdes, Coordenador do Grupo Galfisa Instituto De Filosofía, “26 de julho mostra a importância de combinar uma estratégia de luta bem-sucedida com uma profunda convicção política e moral sobre a necessidade de promover e liderar a luta emancipatória do povo. Fidel mostrou plena confiança no povo e firme decisão de romper as cadeias de opressão. Nesta ação se manistou um profundo humanismo e fe na vitoria, ainda que come la se iniciava um camino longo e complexo até a vitoria popular”.

Entenda o 26 de julho

Um grupo de jovens, liderados por Fidel Castro, colocou-se na vanguarda da luta pela verdadeira independência de Cuba. No ano do centenário do herói nacional José Martí, em 26 de julho de 1953, organizaram o ataque ao Quartel Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, em Santiago de Cuba e Bayamo, respectivamente.
 

assalto_quartel_moncada.png

O assalto ao quartel de Moncada terminou em uma derrota militar; no entanto, teve uma extraordinária transcendência para o povo cubano e para o movimento de libertação nacional que estava começando. Depois do triunfo da revolução, o Moncada converteu-se em uma cidade escolar que levou o nome de “Cidade Escolar 26 de julho” e dedicou um espaço a um museu sobre os fatos relacionados com o assalto.

Em 26 de julho de 1959, após seis anos, os jovens que, liderados por Fidel Castro, atacaram o quartel Moncada em Santiago de Cuba e Carlos Manuel de Céspedes em Bayamo, formam o Conselho de Ministros que se reúne na primeira dessas instalações. Na sessão, é declarado em 26 de julho como o Dia da Rebeldia Nacional e em 30 de julho como o Dia de Todos os Mártires da Revolução.

 

 

*Com informações de: ECURED, Rebelión e Radio Cubana
**Editado por Rafael Soriano