Sem Terrinha discutem e vivenciam alimentação saudável em Encontro Nacional

Assunto foi tema de plenária envolvendo todas as crianças no último dia da atividade

 

Por Rafael Tatemoto
Da Página do MST

 

No último dia do Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha, as crianças presentes tiveram um espaço coletivo de discussão sobre alimentação saudável. A plenária realizada nesta quinta-feira (26) foi o segundo espaço envolvendo todos os participantes do evento. 
 

Izabel Grein, do Setor de Educação do MST contribuiu no debate junto às crianças na discussão realizada durante a manhã. Para introduzir o tema, Grein apontou o papel das grandes corporações na criação e comercialização de alimentos não saudáveis, transformando a produção em mercadoria.
 

Douglas.jpg
Fotos: Douglas Mansur

“Por que a gente fala em alimentação saudável? Porque existe uma que não é. Que não ajuda a gente a crescer, que traz doença, que deixa a gente fraco. Quem produz essa alimentação que não é saudável? Nós temos grandes indústrias multinacionais que processam nosso alimento, e vão fazendo com que no mundo inteiro as pessoas comam a mesma coisa. Com a produção com monocultura e veneno, acaba que o alimento deixa de ser alimento”, defendeu. 
 

Durante as falas das crianças, foi apontada a necessidade de preservação das sementes crioulas como contraponto ao modelo mercadológico. A Sem Terrinha vinda do Ceará Dandara dos Santos Feitosa, de 10 anos, apontou a importância de sua família para a compreensão de que um modelo agrícola alternativo é possível. Além disso, destacou a necessidade de apoio à produção dos assentamentos.
 

“Minha escola é dentro do assentamento. Lá, a merenda escolar é produzida por assentados e assentadas. Os Sem Terrinha se alimentam do fruto da Reforma Agrária. Com as pessoas e a natureza convivendo em harmonia, teremos comida saudável em nossa mesa todo dia”, disse. 
 

Experiência
 

Antes mesmo da plenária, os Sem Terrinha puderam vivenciar a questão da alimentação saudável através da Cozinha da Roça Zequinha. Com cinco refeições diárias para cerca de 1200 crianças, o espaço apresentou números grandiosos: a cada almoço e janta, cem quilos de feijão, 130 de arroz e cinquenta de verduras. 
 

Douglas 002.jpg
Foto: Douglas Mansur

Ester Hoffmann, integrante da Direção Nacional do Movimento e responsável pela coordenação da Cozinha, destaca que cada delegação, vindas dos estados onde atua o MST, trouxe produtos de seus assentamentos e acampamentos. Ela aponta também que a alimentação foi mais uma das formas de integração cultural entre os Sem Terrinha. 
 

“Vários  dos produtos que nós estamos utilizando vieram de nossas áreas: verduras, frutas, leite, manteiga, queijo. Foi pensado todo um cardápio envolvendo o Setor de Saúde, com a não utilização de diversos produtos que só nos fazem mal. Produtos com veneno, embutidos como salsicha e evitando o uso de muito açúcar e sal. O cardápio foi bem diversificado. Foram pensadas as regionalidades. Muitas crianças, por exemplo, nunca haviam comido cuscuz e hoje no café da manhã tiveram a oportunidade de experimentar”, comenta. 
 

Todo esse esforço, segunda ela, foi capaz de “incentivar as crianças a comer frutas e verduras e produtos que vem da roça”, desenvolvendo na prática o tema da alimentação saudável.
 

Douglas 003.jpg
Foto: Douglas Mansur

Acompanhe o especial do Encontro Sem Terrinha.
 

*Editado por Gustavo Marinho