MST reocupa fazenda em Marabá por Reforma Agrária

As famílias que retomaram o acampamento Hugo Chaves afirmam que continuarão na terra resistindo

 

 

Da Página do MST

 

Na manhã desta sexta-feira (27/07), pela segunda vez, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com 450 famílias reocupam a Fazenda Santa Tereza, no Município de Marabá, sudeste do Estado.

Desde dezembro, quando foram despejados às vésperas do natal, as famílias estavam em uma área provisória. Cansados de tanto descaso do poder público e como forma de denúncia da paralisia da Reforma Agrária retornaram para área que é grilada pelo latifundiário Rafael Saldanha.

Desde 2014, a área é reivindicada para fins de Reforma Agrária e as famílias camponesas sofrem constantes ameaçadas de pistoleiros da região. Vários foram os episódios de violências inúmeras situações de violação de direitos humanos relatados e denunciados nacionalmente e até internacionalmente.

Os camponeses e camponesas retornaram para reconstruir a escola, fazer as roças e produzir seu próprio alimento. Fazer do lugar moradias para famílias e não servir de pasto e degradação do meio ambiente.

No final do ano passado na região Sul e Sudeste do Pará, mais de 20 áreas reivindicadas para a reforma agrária receberam reintegração de posse durante o período do natal e inúmeras pessoas ficaram desalojadas.

As famílias que retomaram o acampamento Hugo Chaves afirmam que continuarão na terra resistindo.
     

A ação também faz parte da Jornada de lutas que ocorre em todo país por terra, em defesa da Reforma Agrária que reivindica o assentamento imediato das mais de 150 mil famílias Sem Terra e contra a judicialização da política.

Durante o governo golpista de Michel Temer nenhuma família foi assentada no ano de 2017 e os cortes no orçamento para na área chegaram a 80%. No Pará, segundo os dados preliminares divulgados recentemente do IBGE, do Censo Agropecuário de 2017 apresenta 281 mil produtores rurais, mas a maior uso da terra é destinada somente para pastagem. No entanto, é sabido também que mais de 70% da produção de alimentos no campo advém de pequenos produtores rurais, de famílias camponesas e que o estado do Pará continua campeão em mortes no campo.