Cavalgadas Lula Livre marcam Caravana Sem Terra no Agreste e Sertão de Alagoas

Ao longo da Caravana, um grande mutirão está sendo formado para escrever cartas dos Sem Terra de Alagoas ao ex-presidente.

WhatsApp Image 2018-07-30 at 11.28.34.jpeg

 

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

 

Uma diversidade de atividades têm contagiado todas as regiões de Alagoas por onde passa a Caravana Sem Terra em Defesa de Lula e da Democracia. A iniciativa do MST no estado pretende dialogar em todas as áreas de acampamento e assentamento onde o Movimento está organizado no estado sobre o momento atual que vive o Brasil e a necessidade dos camponeses e camponesas fortalecerem ainda mais a luta em defesa da democracia e pela liberdade do ex-presidente Lula.

Os Sem Terra do Agreste e Sertão alagoano, dialogando com as raízes e tradições culturais da região, realizam cavalgadas em homenagem à Lula. Reunindo homens e mulheres, cavaleiros e amazonas, que, em seus cavalos, hasteando suas bandeiras, percorrem quilômetros em passeio.

A manifestação comumente utilizada em episódios religiosos ou em datas comemorativas da região, ganha o tom de protesto durante a Caravana do MST em defesa de Lula e da Democracia.

A primeira cavalgada realizada no município de Belo Monte, saiu do Assentamento Jacobina no último sábado (28), reunindo dezenas de pessoas com faixas e cartazes em defesa de Lula livre.

A próxima cavalgada, marcada para o dia 4 de agosto, tem como saída o Assentamento Marcação, na cidade de Traipu.

“Homenageando a Lula / um guerreiro campeão / esse povo brasileiro / diz Lula é um guerreiro / foi quem salvou o Sertão”, anuncia o aboio que convoca a população para a cavalgada na região.

WhatsApp Image 2018-07-30 at 11.28.28.jpeg

Ao final da cavalgada, os Sem Terra realizam o lançamento da campanha de Lula para as eleições presidenciais em 2018. “Nossa Caravana pretende mobilizar todas regiões onde estamos organizados, ampliando o debate na defesa da democracia e do direito de Lula ser nosso candidato em 2018”, explicou José Neto, da direção nacional do MST.

“Em todos os nossos acampamentos e assentamentos estamos realizando uma diversidade de atividades de formação, utilizando a arte, a cultura e a coletividade do nosso povo”. De acordo com José Neto, a Caravana lançada em junho, segue até o mês de setembro, onde os camponeses e camponesas realizam a atividade estadual da Caravana, durante a Feira da Reforma Agrária, em Maceió.

“A Caravana já está percorrendo todo o estado, com a mensagem de esperança e fortalecendo a necessidade da luta e da organização do povo Sem Terra”, destacou o dirigente.

Ainda ao longo da Caravana, um grande mutirão está sendo formado para escrever cartas dos Sem Terra de Alagoas ao ex-presidente. Todas as cartas devem ser reunidas em setembro e enviadas à Lula.

 

 

*Editado por Rafael Soriano