Via Campesina inicia 4ª Turma Especial de Medicina Veterinária

A lista de aprovados foi divulgada nesta quarta-feira pela Universidade Federal de Pelotas
Segunda etapa do processo seletivo aconteceu na Serra Gaúcha. Foto divulgação.jpg

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

 

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), localizada no município de Pelotas, na região Sul do Rio Grande do Sul, divulgou nesta quarta-feira (8) a lista dos 60 nomes selecionados para ingressar na 4ª Turma Especial de Medicina Veterinária, que se concretiza por meio de convênio entre a instituição e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). As aulas iniciam no dia 27 de agosto.

 

A divulgação dos selecionados se deu após duas etapas. Os candidatos integram os movimentos sociais ligados à Via Campesina, como o MST, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e comunidades quilombolas. Eles são oriundos do Distrito Federal e de outros 15 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Pará, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Sergipe, Rondônia e Espírito Santo.

 

Conforme Cátia Gonçalves, da coordenação pedagógica das turmas especiais, o curso é um marco importante para o MST. “Na atual conjuntura, a concretização de mais uma turma de Veterinária em parceria com o Pronera é mais que uma conquista, é uma vitória do MST e da classe trabalhadora. Não nos interessa formar simplesmente médicos veterinários, nós precisamos formar técnicos militantes empenhados na concretização da Reforma Agrária Popular”, defende ela, que é formada na segunda turma do Curso Pedagogia da Terra, no Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), numa parceria do Pronera e o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra).

 

A segunda fase seletiva, com inicio em 3 de julho no município de Veranópolis, na Serra gaúcha, contou com a realização de provas de agroecologia, história da agricultura, questão agrária no Brasil e ciências, além de defesa de memorial descritivo, pré-requisito para a inscrição na primeira fase do vestibular. A etapa se encerrou no dia 25 de julho. Nesta quarta-feira, a UFPel divulgou a lista dos 60 selecionados, no endereço http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/vested0011_2018/

 

Turmas especiais

 

As turmas especiais são uma conquista da Via Campesina e dos movimentos populares, que propicia a pessoas de todas as regiões do país a possibilidade de ingressar no curso superior de Medicina Veterinária na UFPel. Podem participar da seleção a população jovem e adulta das famílias beneficiárias por projetos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Programa de Crédito Fundiário (PNFC), estudantes de curso de especialização promovidos pelo Incra, entre outros.

 

Até o momento, 45 Sem Terra se formaram médicos veterinários por meio do Pronera. Neste mês de agosto, 44 acadêmicos que fazem parte da segunda turma especial receberão os diplomas de conclusão de curso em cerimônias em Pelotas.

 

 

*Editado por Solange Engelmann