Agitação e propaganda: o megafone do projeto popular

Juventude sem terra faz ação na Rodoviária de Brasília, e abre o diálogo sobre a liberdade de Lula com a sociedade

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Fotos: Julia Dolce

Por Agatha Azevedo
Da Página do MST 

Dialogar com a sociedade é tarefa da classe trabalhadora organizada que luta e resiste. Durante a Marcha Nacional Lula Livre foram diversas ações com a função de mostrar ao povo que vive e trabalha na capital federal o que há de melhor no projeto de Brasil que está sendo construído a partir do campo popular.

Nesta segunda-feira, 13 de agosto, as Brigadas de Agitação e Propaganda das três colunas da Marcha Nacional se uniram na Rodoviária do Plano Piloto, onde circulam mais de um milhão de pessoas por dia, para fazer intervenções artísticas e distribuir o Jornal Brasil de Fato para o público do local.

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Marcos Leonardo Vicente, do MST do Ceará, é um dos jovens que participou desta ação. Ele conta que a interação do público durante as agitações é sempre surpreendente e animadora, e que alguns param a correria da vida urbana para receber os jornais. “A maioria das pessoas recebem o jornal e querem saber mais sobre nossa ação, inclusive a maioria já está sabendo sobre o nosso ato do dia 15. Eram públicos muito diferentes, classe trabalhadora com pressa, mas com atenção de receber o nosso material também”.

No MST e nos Movimentos Sociais do campo popular, a Agitação e Propaganda é uma ferramenta, uma arma para falar do nosso projeto para o povo. Karine Linhares, estudante, é uma das passageiras da rodoviária que pegou o Jornal Brasil de Fato. Ela conta que gosta bastante dos textos do Jornal e que vai votar no Lula, pois ele “fez muita diferença no país e principalmente na família que veio do nordeste pra tentar a vida”.

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Edição: Ednubia Ghisi