MST planeja próxima safra de arroz orgânico

Entre os objetivos está a melhoria da qualidade do alimento por meio de capacitações e pesquisas
Produção de arroz orgânico do MST em Viamão. Foto Tiago Giannichini.jpg
Produção de arroz orgânico do MST em Viamão. Foto: Tiago Giannichini

 

Por Catiana Medeiros
Da Página do MST

 

Referência na produção de orgânicos no Brasil, o MST realizou nesta quarta-feira (30), no Rio Grande do Sul, o 17º Seminário Estadual do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico para avaliar a última produção do alimento e projetar a próxima safra. O evento reuniu aproximadamente 60 camponeses na sede da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), localizada no Assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul, a cerca de 15 quilômetros da Capital.

Os assentados destacaram as dificuldades que tiveram neste último ano em função de intempéries climáticas, como enchentes, vendavais e queda de granizos, que danificaram cerca de 1 mil hectares de lavoura de arroz orgânico, principalmente nas regiões Metropolitana e Campanha. 

Os prejuízos, segundo o assentado Emerson Giacomelli, da coordenação do Grupo Gestor, ainda não foram totalmente superados. “Muitas lavouras se estragaram, não foram colhidas. Não podemos mais correr esse risco, por isso discutiremos a nossa adesão a seguros a partir da próxima safra”, ressalta.

As crises econômica, política e social também atingiram a cadeia produtiva, o que resultou na baixa do preço para os assentados venderem o produto ao mercado. Diante dessa realidade, conforme Giacomelli, o desafio das 460 famílias do Grupo Gestor é “fazer o tema de casa”. 

Seminário foi realizado em Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre. Foto Maiara Rauber.jpg
Seminário foi realizado em Eldorado do Sul,
na região Metropolitana de Porto Alegre.
Foto: Maiara Rauber

“Temos que ser cada vez mais profissionais no que fazemos. A conjuntura está difícil, mas não é por isso que vamos desistir da atividade. Nossa tarefa é fazer o manejo técnico, cuidar das sementes e dos nossos equipamentos, além de planejar os próximos quatro ou cinco anos”, aponta.

Neste sentido, a aposta está em estratégias para avançar na organização, no desenvolvimento e na consolidação da produção de arroz orgânico nos assentamentos. Isso se dará por meio de pesquisas e capacitação em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). 

O objetivo é melhorar a qualidade do alimento, reorganizar os processos produtivos e a gestão agrícola. “Queremos que produtores tenham mais conhecimento e trocas de experiências para melhorar a qualidade. São medidas estruturantes para nos consolidarmos ainda mais na atividade”, afirma Celso Alves, que também integra a coordenação do Grupo Gestor.

Safra 2018-2019

De acordo com Alves, por meio da produção orgânica de arroz do MST, o campo e a cidade saem ganhando. “É uma cadeia produtiva muito importante, porque temos famílias inseridas no processo que cuidam dos recursos naturais e oferecem um alimento saudável e de qualidade para a população. É uma atividade geradora de renda e não excludente conforme o sistema convencional”, comenta.

Para a próxima safra, a meta das famílias é colher pelo menos 320 mil sacas de grãos de arroz orgânico, numa área de cerca de 3,3 mil hectares e em 16 assentamentos situados em 13 municípios das regiões Metropolitana de Porto Alegre, Carbonífera, Campanha e Fronteira Oeste. Já a estimativa para sementes é colher 12 mil sacas em 110 hectares.

 

*Editado por Wesley Lima