No Rio Grande do Sul, MST comercializa alimentos saudáveis na Expointer

Assentados apresentam diversidade de produtos orgânicos no Pavilhão da Agricultura Familiar
Expositores da BioNatur. Participação da 41ª Expointer Foto - Maiara Rauber.jpg
Expositores da BioNatur participam da 41ª Expointer. Foto: Maiara Rauber

 

Por Maiara Rauber
Da Página do MST

 

A busca por alimentos saudáveis está em todos os espaços e não é diferente na 41ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

A Feira de alimentos na Expointer vai estar aberta até domingo (2), com uma variedade de produtos. 

Os alimentos produzidos pelos camponeses e camponesas que se organizam em diversos movimentos populares e se articulam em torno da Via Campesina estão sendo expostos no Pavilhão da Agricultura Familiar e levam o selo de produto orgânico em suas embalagens. 

O MST ocupa esse espaço com produtos da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), de Nova Santa Rita; a Cooperativa dos Produtores Orgânicos de Reforma Agrária de Viamão (Coperav) e a Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida (Conaterra), de Candiota. 

No local dos itens convencionais estão a Agroindústria Mãe Natureza, de Pedras Altas; a Cooperativa de Produção Agropecuária Cascata (Cooptar), de Pontão; e as famílias Camargo e Zatti, de Eldorado do Sul e Nova Santa Rita respectivamente.

Coopan

A economista Indiane Witcel Rubenich (25), ao falar sobre sobre os produtos ofertados pela Coopan destaca que o arroz produzido pela cooperativa é orgânico desde a lavoura até o beneficiamento. “As variedades expostas introduzem o arroz agulhinha e o cateto, ambos em versões no polido e integral. O agulhinha é embalado em barriga mole e a vácuo, já o arroz cateto é somente embalado a vácuo”, explica Rubenich.

Expositora pela Copan - Indiane Wilcel Rubenich Participação da 41ª Expointer  Foto - Maiara Rauber.jpg
Expositora Indiane Wilcel Rubenich
Foto: Maiara Rauber

Esse produto já é comercializado para a população em geral há aproximadamente 17 anos. Para além do arroz orgânico, Rubenich ressalta também a diversidade da produção realizada pela Coopan, como o gado leiteiro, a padaria e o abate de suínos – itens que não estão expostos na Expointer-.

A cerca da experiência de participar pelo segundo ano consecutivo da Exposição, ela comenta ainda que “é uma experiência muito boa, porque a gente tem contato com as pessoas diretamente e faz uma divulgação do que produzimos. A gente se sente valorizado e valoriza o consumidor, oferecendo um produto saudável”.

Agroindústria Mãe Natureza

Seu Elio Vicente de Lazari (60) foi um dos idealizadores da Agroindústria Familiar Mãe Natureza. Ele conta que a agroindústria oferece para o consumidor no Pavilhão da Agricultura Familiar queijo e iogurte produzidos. 
A agroindústria produz também bebida láctea. Lazari destaca que pretende colocar no mercado novos produtos: “um novo tipo de queijo, manteiga e nata”.

Todos os anos são superadas as metas de venda, “pois antes mesmo de a feira acabar se esgotam todos os produtos levados para a Expointer. Aqui a gente atende vários públicos de vários lugares do Brasil e às vezes até de fora. E assim, é bom porque a gente comercializa bem”, comenta.

Conaterra

A Conaterra, que detém a marca comercial BioNatur, oferece para os visitantes aproximadamente 26 variedades de sementes de hortaliças, grãos, forrageiras, adubação verde e plantas ornamentais. 

Edir Barrozo (30), morador do Assentamento Conquista Liberdade, em Piratini, na região Sul do estado, conta que existem aproximadamente 200 variedades de sementes para a comercialização, sendo que elas se adaptam a todos os tipos de solos e regiões.

Na 41ª Expointer, as sementes que tiveram maior saída são o tomate Bio Feliciana, que é o lançamento de 20 anos da BioNatur, a alface, a salsinha e a rúcula. De acordo com Barrozo, há grande procura de protetores rurais pelas sementes, bem como do público urbano. Em seu primeiro ano de Expointer, ele considera a experiência positiva. “Além de conversar com bastante gente, com agricultores, a troca de experiência e de informação é fantástica”.

Expositores da Agroindústria Familiar Mãe Natureza Participação da 41ª Expointer Foto - Maiara Rauber.jpg
Expositores da Agroindústria Familiar Mãe Natureza.
Foto: Maiara Rauber

Coperav

Outra representante da Via Campesina na edição de 2018 da Expointer é a Coperav, representada pelo assentado Cleiton José Padilha (22). Segundo ele, são produzidos pelos 140 sócios da cooperativa queijos, salames, arroz e hortaliças.

É possível encontrar na banca da Coperav as variedades de arroz agulhinha, arbóreo, cateto branco integral, vermelho e preto. A partir dessas variedades, ainda é produzida farinha de arroz, a qual é utilizada para fazer os panifícios da padaria, organizada pelas mulheres da cooperativa.

Inicialmente, a Coperav produzia de forma convencional, no entanto, a partir de 2018 iniciou-se a produção de panifícios de forma orgânica, levando em conta a demanda deste produto. “Eles são comercializados em dois tamanhos diferentes e tem em média a venda de 50 a 200 bolinhos semanalmente”, explica Padilha.

A experiência na Expointer tem sido avaliada de positivamente no campo da divulgação dos produtos e da própria cooperativa. “Depois de quatro anos participando da exposição, a gente acaba tendo uma relação com o público, já aprende muito e ensina bastante também. Está sendo bem legal”, finaliza.

 

*Editado por Wesley Lima