Acampamento Izael Fagundes volta a ocupar a fazenda Lageado em Itaporanga

Em seus 34 anos de existência na região sudoeste de São Paulo, o MST sempre lutou e resistiu. E continuará em luta até transformar a fazenda Lageado numa terra que cumpra sua função social.

 

WhatsApp Image 2018-09-07 at 08.59.03.jpeg

Por Setor de Comunicação MST/SP
Da Página do MST

Os primeiros raios de sol desta sexta-feira de feriado (7), revelaram uma nova ocupação na Fazenda Lageado, em Itaporanga (SP). Essa é a quinta vez que o MST entra na área de cerca de 400 hectares, localizada na região sudoeste paulista.

Atualmente, a fazenda é objeto de disputa judicial entre grileiros e o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva), num processo que se arrasta desde 2012 e aguarda definição do poder Judiciário para a efetivação do assentamento.

A fazenda Lageado pertencia à Universidade de São Paulo (USP) – assim como a fazenda Can Can, no município vizinho de Riversul. Em 14 de fevereiro de 2018, o então governador Geraldo Alckmin autorizou a permuta entre imóveis pertencentes à Fazenda do Estado e à universidade. Com isso, as áreas cedidas pela USP deveriam ser repassadas ao Itesp e destinadas ao assentamento das famílias acampadas. No entanto, passados quase sete meses, o processo ainda não foi finalizado e as escrituras não lavradas.

 
As forças conservadoras locais não querem permitir que a área pública se transforme em assentamento de Reforma Agrária. Mas o MST, em seus 34 anos de existência região sudoeste, sempre lutou e resistiu. E continuará em luta até transformar a fazenda Lageado numa terra que cumpra sua função social, num assentamento que produza comida saudável. Além da simbologia de transformar uma área da universidade em assentamento de Reforma Agrária, há um outro elemento importante nessa luta: se efetivado, o Izael Fagundes será o primeiro assentamento no município de Itaporanga.

“A conquista de um assentamento não beneficia somente quem luta pela terra. Ela transforma a vida de toda a população do município e da região e é justamente por isso que as forças conservadoras, representadas pelos poderes econômico e judiciário, combatem e criminalizam a luta pela Reforma Agrária. É necessária uma ação  contundente do Estado para efetivar a determinação de dois governadores”, afirma Iriel Fagundes, da direção regional do MST.

Histórico

A Fazenda Lageado (Itaporanga), com cerca de 400 hectares, foi destinada pela USP para o Itesp a partir do decreto 55.775, de 9 de dezembro de 2008, assinado pelo então governador José Serra. Porém, somente a partir da assinatura da permuta assinada é que o processo poderia ser efetivado.

Em 19 de agosto de 2017, o MST deu início à Jornada Regional de Lutas “Izael Fagundes”, com ocupações de terras em municípios da região sudoeste paulista entre elas a fazenda Lageado, uma área de cerca de 400 hectares, localizada em Itaporanga. Após um mês de ocupação o acampamento recebeu reintegração de posse. 

Mais tarde, em 24 de fevereiro de 2018, as famílias reocuparam a área e novamente receberam reintegração de  posse.

Agora, o Izael Fagundes volta a ocupar a área e reafirma que a fazenda Lageado segue sendo indevidamente utilizada por grileiros e que deve ser destinada à Reforma Agrária.