Feirantes e visitantes recebem cuidados populares na Feira da Reforma Agrária

A Tenda de Educação Popular em Saúde atende mais de 50 pessoas por dia na Feira em Maceió.

 

LRM_EXPORT_68150576365124_20180907_171041568.jpeg
Fotos Gustavo Marinho 

 

Por Brunna Moraes
Da Comunicação da Feira da Reforma Agrária

Além de cultura e sabores, a 19° Feira da Reforma Agrária em Maceió tem um espaço dedicado ao cuidado d saúde dos camponeses e dos visitantes do grande evento: a Tenda de Educação Popular em Saúde, um importante instrumento de cuidados para garantir o bem-estar de quem vivencia esses quatro intensos dias de Feira na capital alagoana. 

Em 2018, a Tenda de Saúde Popular recebeu o nome de Marciana Serafim, em homenagem à médica Sem Terra formada em Cuba que faleceu recentemente em um acidente de trânsito. 

Realizada há oito anos pelo Setor de Saúde do MST na Feira da Reforma Agrária, para além do atendimento imediato, a Tenda busca trazer um olhar específico para o ser humano, no sentido de entender o local em que o paciente está inserido e como isso reflete na sua saúde. 

 

LRM_EXPORT_68213416246228_20180907_171144407.jpeg
Fotos Gustavo Marinho

A população e os feirantes podem ter acesso às práticas integrativas de saúde, como a quiropraxia, a reflexologia e o reiki, além de receber massagens e todo um cuidado voltado para amenizar os impactos de um dia de trabalho. 

Atendendo cerca de 50 pessoas por dia, a Tenda de Educação Popular em Saúde é fruto de uma construção coletiva, coordenada pelo Setor de Saúde do MST e promovida em parceria com a Universidade Federal de Alagoas através da pró-reitoria de Extensão, com o projeto Sala de Cuidados da Faculdade de Medicina / Núcleo de Saúde Pública e o Projeto Resgatar, que desenvolveu atividades especialmente com as crianças. A programação da Tenda contou ainda com a participação e apoio do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES), Movimento Popular em Saúde (MOPS) e Fórum Alagoano em defesa do SUS.

A cada edição, o Setor de Saúde traz à Feira exemplares de ervas medicinais que são doadas à população no fim do evento.

“Essa é uma importante ação do nosso Setor de Saúde em conjunto com uma série de parceiros e parceiras, demarcando mais um espaço na Feira para debater a questão da saúde do povo, da sua relação com a alimentação e das nossas tarefas na defesa e luta por uma saúde de qualidade para o campo e para a cidade”, explicou Silvania Soares, do Setor de Saúde do MST em Alagoas.

Além do Setor de Saúde do MST, contribuem na realização da edição da Tenda em 2018 o Movimento Popular de Saúde (MOPS) e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.