Sem Terra do Assentamento Jacy Rocha conquistam escola, na BA

Para os assentados, a construção da escola representa uma conquista fundamental, pois o desenvolvimento da educação do campo sempre foi prioridade

FB_IMG_1536960733005.jpg

 

Por Izelia da Silva
Da Página do MST

 

As famílias Sem Terra do Assentamento Jacy Rocha, receberam na última quarta-feira (12), a presença do secretário de Educação Estadual da Bahia, Walter Pinheiro, que anunciou a construção da nova unidade escolar no local.

 

O assentamento está localizado na BR 101 Km 834, no município de Prado, extremo sul baiano, a 795 km da capital, Salvador.

 

A escola terá um investimento de R$ 3,5 milhões e atenderá os trabalhadores rurais de assentamentos e acampamentos da região, além de moradores de comunidades agrícolas.  

 

De acordo a direção do MST, mais de 270 famílias serão beneficiadas pelo projeto que, além do ensino básico, irá oferecer cursos técnicos profissionalizantes voltados para famílias rurais.
 

FB_IMG_1536960726610.jpg
Maquete da futura unidade escolar no assentamento

“A construção da escola é uma conquista da luta do Movimento Sem Terra, que busca a melhoria da qualidade de vida para quem mora no campo, e tem na educação o princípio de forjar novos sujeitos”, afirmam.

 

A escola será destinada exclusivamente à educação do campo, tendo como base a pedagogia da alternância. O início da construção deverá ocorrer ainda este ano, conforme o secretário.

 

A unidade vai dispor de seis salas de aulas, quadra poliesportiva, auditório, biblioteca, laboratório, refeitório, alojamentos e área administrativa.

 

“O caminho que pode mudar a vida da gente é o caminho da educação”, frisou Walter Pinheiro, ao destacar a importância da unidade de ensino para os assentados da região.

 

Ele fez um balanço dos investimentos do Governo do Estado na educação, chamando atenção para a importância da formação de professores. E anunciou que a partir do próximo ano a agroecologia será oferecida como disciplina em todas as unidades escolares da Bahia.

 

Apoio

 

Participaram do ato político integrantes do MST e de outros segmentos políticos, que comemoram o empenho do governo estadual na implantação da escola.

 

“É mais uma conquista dos trabalhadores, que terão a oportunidade de ingressar em uma escola mais avançada”, afirmou Evanildo Costa, da direção nacional do MST.

 

Dona Maria Luzia Ramos destacou o apoio do deputado federal Valmir Assunção (PT/BA) na conquista da construção da unidade escolar.

 

Histórico

 

O assentamento localiza-se na antiga Fazenda Colatina, as margens da BR 101 entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas, onde vivem 272 famílias assentadas, desde de abril de 2015.

 

O nome do assentamento é uma homenagem à pioneira na luta pela educação nos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária na Bahia, a professora Jacy Rocha.

 

 

*Editado por Solange Engelmann