Cerca de 15 mil pessoas participam da 3ª Feira Estadual da Reforma Agrária no ES

Ao todo foram 100 agricultores e agricultoras e 25 toneladas vindos de todo o estado do Espírito Santo e também da região sudeste
FB_IMG_1537112209931.jpg
Divulgação MST 

Por Mariana Motta 
Para Página do MST

 

Cerca de 15 mil pessoas estiveram durante três dias na Praça Costa Pereira, no centro de Vitória, capital do Espírito Santo para a 3 edição da Feira da Reforma Agrária Popular. 

Além da exposição e venda dos produtos dos assentamentos e acampamentos do Espírito Santo, as pessoas que passaram pelo espaço puderam construir e vivenciar o fortalecimento da aliança campo e cidade.

Ao todo foram 100 agricultores e agricultoras e 25 toneladas de produtos das áreas da Reforma Agrária, vindos de todo o estado do Espírito Santo e também da região sudeste.

Para Jocimara Batista, agricultora e moradora do acampamento Índio Galdino, em Aracruz, as feiras são a prova de que a a Reforma Agrária Popular é a chave para uma produção saudável e acessível. 

​Aqui temos produtos como doces, biscoitos, hortaliças, artesanatos, além de  diversos outros produtos. Isso mostra que mesmo na condição de acampados, nós já temos condição de produzir alimentos saudáveis para oferecer para a sociedade”. 

 

FB_IMG_1537112205447.jpg
Divulgação MST 

A Feira da Reforma Agrária também contou com uma programação voltada para atividades de formação, como os espaços sobre educação do campo, saúde popular e as hortas comunitárias.

O agricultor Ivan Pereira Ferreira do assentamento Teixeirinha em Apiacá, no Espirito Santo, ressalta que: “a feira não tem como propósito só a comercialização dos produtos, mas também a divulgação da cultura Sem Terra”.

Vitória Amanda Lima que visitou a feira pela primeira vez falou sobre a troca de conhecimentos e de como foi bem recebida no espaço.

“Aqui é um momento de troca de experiência entre campo e cidade, levando em conta que a grande maioria da população das cidades vieram do campo e carregam em sua lembrança o jeito de cuidar da terra. Aqui nós podemos encontrar experiências e conhecimento, é como estar em casa”, diz. 

O MST está presente em 29 municípios capixabas, hoje no estado são mil famílias acampadas e cerca de 2.750 famílias assentadas. 

 

FB_IMG_1537112214708.jpg