No Rio, candidatos assinam documento e se comprometem com a agroecologia

A carta foi construída pela Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) e até o momento, 37 candidatos de seis partidos assinam o documento

 

 

Da Página do MST

 

“O estado do Rio de Janeiro conta com uma agricultura familiar expressiva e numerosa, embora esta realidade seja invisibilizada pela mídia corporativa e nos debates públicos sobre os caminhos para o desenvolvimento de nosso estado. Agricultoras e agricultores nas áreas urbanas são ainda mais invisibilizados por um projeto de cidade que não compreende as ruralidades”, enuncia a carta “Propostas da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro para os/as Candidatos/as ao Governo do Estado e aos Cargos de Deputadas/os Estaduais e Federais nas Eleições 2018”. 

Até o momento, 37 candidatos de seis partidos políticos assinaram a carta se comprometendo com as pautas apresentadas pela Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ) e se dispondo, caso eleitos, a dialogar e a receber em audiência pública representantes da AARJ e dos movimentos sociais para traçar estratégias de implementação das propostas.

A carta foi construída pela AARJ, que desde 2006, reúne milhares de agricultores e agricultoras que realizam experiências em agroecologia no campo e na cidade. Composta por coletivos e organizações de base, sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, organizações da sociedade civil, professores, pesquisadores, estudantes e consumidores, a AARJ conta com a parceria de gestores públicos atuantes nos diversos níveis de governo, além de diversas instituições.

No documento, a Articulação se posiciona, principalmente, contra a privatização e em defesa da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE); pela aprovação e efetivação da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica e a criação de uma Comissão Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica; pela garantia de participação efetiva das mulheres agricultoras na construção e execução de políticas públicas; efetivação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas da rede estadual; criação de uma Campanha de Valorização da Produção Agroecológica da Agricultura Fluminense e das Feiras Locais; entre outras propostas.

DEBATE.png
Cartaz de divulgação.

Leia o documento na íntegra aqui.

Debate com os candidatos

Com o objetivo de ampliar as discussões em torno da carta e garantir efetividade na aplicação das propostas, a AARJ promove um debate com os candidatos e as candidatas ao Governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Estado nas Eleições 2018. O encontro acontecerá na próxima segunda-feira (24), a partir das 18h, na Fundição Progresso, localizado na Lapa, Centro do Rio de Janeiro. 

O evento reunirá os candidatos que assinaram a Carta-Proposta para Agricultura Familiar e Agroecologia.