Dermerval Saviani visita assentamentos do MST em Santa Catarina

Na ocasião, Saviani participou do 1º Congresso Nacional de Educação de Abelardo Luz, organizado pela prefeitura municipal e pelo Instituto Federal Catarinense (IFC)
IMG_1716.jpg
Fotos: Juliana Adriano

 

Por Setor de Comunicação do MST/SC
Da Página do MST

Nesta quarta-feira (25), o professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dermerval Saviani, visitou os assentamentos da Reforma Agrária, em Abelardo Luz, Santa Catarina. Na ocasião, Saviani participou do 1º Congresso Nacional de Educação de Abelardo Luz, organizado pela prefeitura do municipal e pelo Instituto Federal Catarinense (IFC). 

Durante visita ao campus do IFC, localizado no assentamento José Maria, o educador afirmou a importância de existir um campus dentro de um assentamento.  

“Estar aqui, em um campus dentro de um assentamento, é uma experiência ímpar, porque, de fato, essa realidade é a que gostaríamos de de ver nos país inteiro. É papel dos institutos de formação interagirem fortemente com as necessidades da comunidade”, disse. 

Em 2017 o campus sofreu uma intervenção da Justiça Federal e teve seus diretores afastados,  o ocorrido gerou inquérito com base em denúncias de suposta ingerência do MST frente a gestão do IFC. Contrário a tal intervenção Saviani – que é reconhecido como um dos principais teóricos sobre a educação brasileira – reforçou a importância da proximidade entre instituições de ensino e  movimentos populares.

Em sua fala, o professor lembrou o decreto 6.095, de 2007, que define que os Institutos Federais foram criados para assegurar uma formação profissional, associada as necessidades produtivas de cada região.

Assim, de acordo com Saviani: “a forte relação entre o IFC e os movimentos populares, com sua decorrente presença nos assentamentos rurais, não deve ser vista com suspeição, mas sim, como reconhecimento do papel que lhe cabe desempenhar no desenvolvimento social, econômico, político e de formação da população que vive na realidade em que o Instituto Federal se encontra inserido.”

Além disso, Savini citou dados do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre Abelardo Luz. Hoje, o assentamento possui cerca de 1.500 famílias assentadas que são responsáveis pela maior parte da produção de alimentos município. 

A produção anual do assentamento é de 20 milhões de litros de leite. No local também são cultivados feijão, mandioca, milho, hortifrutigranjeiros, pescados e apicultura.

“Nessas circunstâncias é altamente meritória a iniciativa do IFC de Abelardo Luz, de atuar junto aos assentamentos, subsidiando-os nas áreas social, econômica, cultural, educacional e tecnológica, cumprindo assim o papel que justificou sua instalação aqui no município”.

E finalizou: “É necessário que a luta popular ascenda à condição de luta revolucionária, realizando a passagem das lutas conjunturais à luta da classe trabalhadora pela transformação estrutural da sociedade. É esse o grande desafio que precisamos enfrentar, finalizou”. 

 

LRM_EXPORT_20180925_223027.jpg
Fotos: Juliana Adriano

 

*Editado por Maura Silva