Nota de repúdio a apreensão do jornal BdF

z.jpg
Cerca de 3 mil exemplares foram apreendidos. Foto: Divulgação

O Movimento Sem Terra e a Frente Brasil Popular de Santa Catarina vêm a público repudiar com veemência a apreensão feita nesta terça-feira (24) de aproximadamente 3 mil exemplares da edição Especial Eleições 2018 do Jornal Brasil de Fato, comandada pela Polícia Federal e Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC)  na Casa da Resistência Popular, localizada em Lages, região serrana do estado.

A ação conjunta entre a Polícia Federal e Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) foi direcionada aos exemplares do Brasil de Fato, apesar de no local haver outros materiais de campanha eleitoral, caracterizando mais um ataque à liberdade de imprensa e à comunicação popular.

Tampouco trata-se de uma ação isolada. No último sábado (20), o TRE do Rio de Janeiro realizou ação similar, apreendendo milhares de exemplares do mesmo jornal na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), na cidade de Macaé.

O Brasil de Fato repudiou a ação, considerando-a antidemocrática e uma violação à liberdade de imprensa. E em nota oficial afirmou que: “Todo o conteúdo presente no jornal é estritamente jornalístico, sendo que todas as informações contidas no tabloide foram devidamente apuradas e repercutidas, inclusive, em veículos da grande mídia.”

Neste sentido, reforçamos o direito de existência de uma imprensa e de uma comunicação popular, que esteja alinhado com os interesses do povo. Reafirmamos o não aos ideários violentos e fascistas, a defesa da democracia, das liberdades democráticas, liberdade de imprensa, e também a liberdade ao eleitor de acessar os diferentes projetos para realizarem uma escolha mais consciente e crítica.

Também no último sábado (20), policiais e fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) invadiram a sede do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), em Macaé (RJ), e apreenderam exemplares do tablóide especial sobre as eleições do Brasil de Fato, assim como exemplares do Boletim Nascente, o jornal semanal da entidade.

O jornal Brasil De Fato reafirma seu compromisso com a democracia, a liberdade de imprensa e com uma visão popular do Brasil e do mundo. Superamos uma ditadura que lançou as artes, o pensamento, o jornalismo e toda sociedade no silêncio e na censura.