MST realiza caminhada e ocupa a prefeitura de Quixeramobim (CE)

A ação pautou uma audiência pública com órgãos do governo
IMG-20181107-WA0016.jpg
Sem Terra realizam caminhada no Centro de Quixeramobim (CE) e reivindicam também a desapropriação de áreas improdutivas. Foto: Divulgação/MST

 

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

 

Na manhã desta última quarta-feira (7), cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra realizaram uma caminhada no Centro da cidade de Quixeramobim, localizada no interior do Ceará, e em seguida ocuparam a Prefeitura Municipal.

A ação pautou uma audiência com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a própria Prefeitura Municipal de Quixeramobim. 

Além disso, reivindicaram a desapropriação imediata de áreas ocupadas pelas famílias que residem nos acampamentos do MST no município, destinando-as para fins de Reforma Agrária, e pautaram ainda, a renegociação das dívidas do Crédito Emergencial e o Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF), a garantia do Seguro Safra no estado do Ceará, transporte escolar, reforma de estradas, entre outras.

“Os assentados e acampados estão dispostos a continuar a luta apesar da conjuntura difícil”, afirma Iane Braga, da coordenação do MST no município de Quixeramobim, e continua: “Esse é um momento que precisamos engrossar as nossas fileiras. Estamos lutando por nossos direitos, então a nossa luta sem duvida é uma luta legítima, e precisamos garantir nossa pauta estrutural e política”. 

“Continuaremos a luta em defesa da Democracia e pela liberdade do nosso companheiro Lula”, reforça Braga.

No período da tarde aconteceu uma audiência que teve início às 12 horas, com representantes das instituições responsáveis pela execução das reivindicações.

 

*Editado por Wesley Lima.